Mudança de operadora

Saiba como fica a cobertura telefônica em Minas após aprovação da venda da Oi

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
10/02/2022 às 13:36.
Atualizado em 10/02/2022 às 14:28
 (Reprodução/ Pixabay)

(Reprodução/ Pixabay)

Clientes da operadora de telefonia Oi em Belo Horizonte passarão a ser atendidos pela Claro. A mudança ocorre após a aprovação da venda da Oi para a aliança formada por Claro, TIM e Telefônica (dona da Vivo). A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e confirmada nessa quarta-feira (9).

Além de BH, a Claro assume o atendimento de antigos clientes da Oi no Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Sul de Minas, Centro-Oeste e Norte.

Na Zona da Mata, no entanto, a cobertura será feita pela TIM.

Veja os DDDs em Minas e qual será a empresa responsável:

  • 31 - Claro
  • 32 - TIM
  • 33 - Claro
  • 34 - Claro
  • 35 - Claro
  • 36 - Claro
  • 37 - Claro
  • 38 - Claro

E se o cliente não quiser a nova operadora?

Segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevista antes do acordo, clientes que não quiserem ficar com a operadora determinada poderão fazer a portabilidade sem custos.

A aprovação foi condicionada ao cumprimento de medidas, por parte das operadoras, que diminuam os riscos concorrenciais e que estarão contidas em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). Dentre elas, está um Plano de Comunicação, também determinado pela Anatel, em que as empresas deverão apresentar em 90 dias à Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) as informações sobre o processo de migração da base de clientes da Oi.

Deverão estar inclusos os seguintes elementos:

  • cronograma com as informações e comunicações direcionadas ao consumidor no processo de migração
  • canais de comunicação disponíveis, atendimento voltado ao esclarecimento de dúvidas do consumidor
  • informações sobre o direito de o consumidor fazer a migração escolhendo o plano e a opção de fidelização, "ainda que o novo plano seja similar ao outrora contratado com a Oi"
  • informações sobre a preservação da privacidade de dados durante o processo, de acordo com a LGPD e à regulamentação de telecomunicações
  • informar o consumidor sobre outros assuntos, inclusive mudanças nas condições de prestação de serviços
  • criar uma página no site da Oi, Claro, TIM e Vivo com as informações sobre a migração e direitos do consumidor, "em especial sobre fidelização, garantia da qualidade da prestação do serviço e preservação do sigilo dos dados"

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