Tiradentes

Servidores da Educação fazem ato em defesa do piso salarial em Ouro Preto

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/04/2023 às 13:59.
 (Divulgação / Sind-UTE/MG)

(Divulgação / Sind-UTE/MG)

Servidores da Educação de Minas fizeram manifestação nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, em Ouro Preto, na região Central de Minas, pedindo pelo pagamento do piso salarial da categoria. O ato ocorreu próximo ao local onde aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, que contou com presença do governador Romeu Zema (Novo). 

O protesto foi organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), e contou com a presença de centenas de professores de várias regiões do Estado.

“Estamos aqui novamente para dizer que a educação levanta sua voz em defesa de uma educação pública de qualidade social. Que cobramos e exigimos do governo Zema o pagamento do Piso Salarial conforme determina a lei”, afirma a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano. 

Segundo Romano, o protesto é uma forma de pressionar o governo a pagar o piso dos professores. Nesta quinta-feira (20), o Executivo anunciou que vai enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o reajuste proporcional do piso até junho.

(Divulgação / Sind-UTE/MG)

(Divulgação / Sind-UTE/MG)

Paralisação nacional

Na próxima quarta-feira (26), os servidores de Minas participam de uma paralisação nacional, convocada pela Confederação Nacional da Educação (CNTE). Segundo o sindicato, um ato público será realizado às 14h30 no Pátio da Assembleia e às 9h30 participa de audiência pública na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. 

A manifestação da educação reivindica, entre outras pautas, a luta pelo pagamento do Piso Salarial Nacional, com a presença da CUT Minas, de outras entidades do movimento sindical, dos movimentos sociais e do governo federal. 

O ato também é um protesto contra o projeto de governo de Romeu Zema que aumentou seu salário em quase 300%.

Medalha da Inconfidência

Na manhã desta sexta, Zema participou de cerimônia, em Ouro Preto, para a entrega do Grande Colar, honraria mais importante concedida durante a entrega da Medalha da Inconfidência, ao ex-presidente do Brasil Michel Temer (MDB).

A entrega foi feita pelo governador do estado, Romeu Zema (Novo) e, ao todo, 170 pessoas foram agraciadas na solenidade.

(Divulgação / Sind-UTE/MG)

(Divulgação / Sind-UTE/MG)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por