De papel e digital

Tem que pagar pela nova carteira de identidade? Confira o tira-dúvidas

O novo formato passa a ser obrigatório só em 2032.

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/01/2024 às 10:05.
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

O antigo RG agora leva o nome de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, mais de 50 mil mineiros já estão com o novo documento em mãos. Para ter acesso ao serviço é preciso fazer um agendamento. Confira o tira-dúvidas:

O que é a CIN?
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo RG. Válido em todo o país, terá o CPF como registro geral nacional. Até então, o número variava em cada estado 

Quanto custa?
A 1ª emissão é gratuita, mesmo que você já tenha modelos anteriores. A renovação também não tem custo. No caso de perda ou extravio, aí, sim, é cobrada taxa de R$ 105 para nova emissão do documento.

Como pedir a nova identidade?
A CIN está disponível em todos os Postos de Identificação do Estado. Para acessar o serviço é preciso agendar pelo app MG Cidadão ou PORTAL MG (https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identidade-nacional-1a).

Quais documentos preciso levar?
Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada) e o CPF. Não é preciso levar foto.

Quanto tempo demora?
De acordo com a Polícia Civil, a versão física da nova carteira de identidade será entregue no endereço informado pela pessoa, via Correios, em até 15 dias úteis.

É obrigatório ter a CNI?
O novo formato passa a ser obrigatório só em 2032. Mas a Polícia Civil orienta as pessoas a procurar os Postos de Identificação nos próximos meses e solicitar a emissão.

Tem versão digital?
Sim. A nova identidade tem versões impressa e digital. O formato digital e a validação dos dados serão feitos pelo GOV.BR, após expedição da carteira física.

Que dados vão constar na CNI?
O titular pode requerer inclusão dos dados da CNH, título de eleitor, identidade funcional ou carteira profissional e certificado militar, desde que apresente os documentos para comprovação. No formato digital é possível incluir até o tipo sanguíneo.

Tem validade?
A validade é de cinco anos para crianças até 11 anos de idade. Para o público de 11 a 59, prazo de dez anos. A partir dos 60 não haverá vencimento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por