Obrigatório

Termina na sexta (27) prazo para municípios aderirem a programa de distribuição de remédios

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/05/2022 às 19:56.
Atualizado em 25/05/2022 às 20:20
 (Nelson Flores / Jornal Hoje em Dia )

(Nelson Flores / Jornal Hoje em Dia )

O prazo para que municípios façam adesão ao novo programa de distribuição de remédios nas farmácias públicas do Estado termina na próxima sexta-feira (27). 

O objetivo é facilitar a retirada de medicamentos para tratamento de doenças e agravos de baixa prevalência, de uso crônico prolongado ou de alto valor unitário, definidos pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

Os medicamentos são receitados para doenças como lúpus, doença pulmonar obstrutiva crônica, Transtorno do Espectro Autista, diabetes I e II, Alzheimer e Parkinson, entre outros.

 A adesão também garante o recebimento de recursos para a compra de equipamentos e obras de ampliação nas farmácias públicas. 

A resolução publicada em março destina valores de até R$ 140 mil para cada farmácia, dependendo do número de usuários e da população. 

A  solicitação deve ser feita pelos municípios que já participam da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF) e que ssinaram o Termo de Compromisso do programa.

Ao todo, 391 municípios (46%) já aderiram à PDCEAF, possibilitando que mais de 85 mil pacientes sejam, em breve, beneficiados. Desses, 130 municípios já executam a política, beneficiando 27.063 usuários.

Leia Mais

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por