Totalmente eletrônico

Todo acervo histórico do Diário Oficial de Minas poderá ser acessado pela internet

Saiba mais sobre a história do jornal, que completa 132 anos neste domingo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/04/2024 às 10:31.
Antes, as edições antigas só podiam ser acessadas pessoalmente da Biblioteca Pública Estadual, o que mudou em 2019 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Antes, as edições antigas só podiam ser acessadas pessoalmente da Biblioteca Pública Estadual, o que mudou em 2019 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Oito milhões. Esse foi o total de acessos do Diário Oficial de Minas Gerais em 2023. Principal periódico que mostra publicações do Governo do Estado e temas de relevância nacional, o jornal completa 132 anos neste domingo (21). Em breve, todo o acervo histórico poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.jornalminasgerais.mg.gov.br

O Diário Oficial foi lançado no centenário de morte de Tiradentes, em 1892. Pelas páginas já foram estampadas diversas notícias, como a visita dos reis da Bélgica, em 1920.

Antes, as edições antigas do periódico só podiam ser acessadas pessoalmente da Biblioteca Pública Estadual, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Desde março de 2019 qualquer pessoa pode ter, na palma da mão, de qualquer lugar e de forma gratuita, o acesso às publicações. 

As edições de 1892 a 1943 já estão à disposição do público pela internet. O período de 2010 até 2024, também. Está em fase de digitalização o intervalo compreendido entre 2004 e 1943, de forma decrescente. O acervo de 2005 a 2009 já foi digitalizado e está em processo de upload. Em média, são digitalizadas 100 páginas/dia, com perspectiva de ampliação dessa capacidade de digitalização.

História
A história do Diário Oficial começou em Ouro Preto, em 1891. "O jornal teve início com a instituição da Imprensa Oficial, com a primeira edição veiculada em 21 de abril de 1892. A data é simbólica, pois marca o centenário de morte de Tiradentes. Em 1897, o Diário Oficial e a Imprensa Oficial saem de Ouro Preto e se instalam em Belo Horizonte", conta o superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa.

No Diário Oficial já trabalharam figuras importantes do cenário nacional, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, que foi redator e revisor do jornal durante a década de 1930. O escritor Murilo Rubião também serviu à Imprensa Oficial. Ele foi criador e idealizador do Suplemento Literário, um periódico que se tornou um dos mais reconhecidos do Brasil dentro do gênero.

Também se destaca o escritor Abílio Barreto, que iniciou no jornal aos 15 anos, em 1898, como aprendiz de tipógrafo. Com o passar dos anos, assumiu cargos de revisor, chefe de revisão e redator interino. O ex-presidente Juscelino Kubitschek também fez parte do quadro de empregados do Diário Oficial, iniciando a carreira como servidor público em 1927, atuando como médico no posto de saúde da instituição.

Rotina
O Diário Oficial mantém a sua identidade, de veicular os atos e as decisões do governo e do secretariado, com informações, de terça a sábado. A equipe, atualmente, é composta por 32 pessoas. 

“O Diário Oficial é um veículo seríssimo, de extrema importância para Minas e para os mineiros. Vale a pena passear pelas páginas do jornal para conhecer os avanços e a história do nosso estado”, afirma o Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Gustavo Valadares. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por