'Expansão é possível'

UAI Praça 7 abre atendimentos da Farmácia de Minas, mas vagas só atendem 75% da demanda diária

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
08/05/2023 às 09:39.
Atualizado em 08/05/2023 às 11:39
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Mineiros que precisem abrir processo para solicitação de medicamentos da Farmácia de Minas deverão ir até a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça 7, no Centro de Belo Horizonte. O serviço passa a ser feito exclusivamente no local a partir desta segunda-feira (8), com oferta de 150 atendimentos diários por agendamento. As vagas, no entanto, atendem apenas 75% da demanda diária pelo serviço. 

De acordo com o governo de Minas, atualmente, a unidade da Farmácia de Minas de BH atende a cerca de 200 pessoas por, público que busca o serviço para abrir um novo processo. Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, inicialmente serão ofertadas apenas 150 vagas diárias. No entanto, ela garante que o número pode ser ampliado. 

"Nós abrimos 150 atendimentos iniciais, nesse primeiro momento em que a população se acostuma com a mudança da lógica de prestação de serviço. Mas a Uai Praça 7 tem plena capacidade de expansão dos atendimentos se tivermos demanda. Abrimos com 150 atendimentos iniciais, havendo mais demanda vamos expandir esse serviço", garantiu. 

Para o atendimento no local, o usuário deverá agendar dia e horário no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça 7, para entregar os documentos preenchidos. Barreto reforça que a intenção é agilizar o atendimento. "Aqui, na Uai Praça 7, o atendimento será com agendamento, sem atraso, sem espera e com muita tranquilidade", disse. 

Capacidade operacional

Os pedidos para os medicamentos especializados da Farmácia de Minas de BH eram feitos na sede do bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital. O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, destaca que os demais serviços oferecidos no local como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno permanecem inalterados e seguem sendo realizados normalmente na sede. 

"Essa medida possibilita maior capacidade operacional no Carlos Prates (Farmácia de Minas), podendo ter 12 guichês liberados para aumentarmos o agendamento diário. As filas já são coisa do passado e agora vamos conseguir mais pessoas diariamente. Agora a unidade se dedica a dispensação de medicamentos", explica. 

Até abril de 2023 foram abertos, na Farmácia de Minas de Belo Horizonte, 8.299 protocolos de solicitação de medicamentos, média 2 mil por mês. Em 2022, foram 21.243 pedidos. Segundo Baccheretti, atualmente o Estado possui cerca de onze medicamentos em situação "descontinuada", que são fornecidos pelo governo federal. 

"Isso não quer dizer que estão em falta, mas tem um atraso na entrega. Temos cerca de 22 medicamentos de compra do Estado em que o fornecedor tem tido dificuldade do insumo, que vem da Índia e da China e sofreram com o lockdown. Isso não é falta de planejamento ou recurso financeiro, nosso ponto é esperar o mercado ir normalizando e isso está acontecendo", garante. 

Como abrir o processo

O usuário deverá agendar dia e horário para o atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça 7, para entregar os documentos preenchidos.

A aposentada Marlene do Carmo, de 65 anos, foi uma das primeiras usuárias a serem atendidas no novo endereço. Ela elogiou a mudança do atendimento para a região central da capital. 

"Eu gostei porque aqui fica mais perto, região mais central. Até então eu comprava remédio e eu não sabia que tinha como pegar os remédios gratuitamente. Tenho cardiopatia grave e isso vai ajudar muito. Eu ganho um salário só e não dá para comprar os remédios e sobreviver. Vim aqui pedir um socorro", comemorou.

Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, o usuário poderá acompanhar a situação pelos mesmos canais digitais.

O prazo para deferimento é de até 45 dias. Após a solicitação ser aceita, o usuário ainda deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de BH.

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde pode acessada clicando aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por