Criatividade

Universitários se divertem em campeonato mundial de avião de papel, em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
17/03/2022 às 19:01.
Atualizado em 17/03/2022 às 19:22
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Estudantes de diversas universidades mineiras participaram, nesta quinta-feira (17), de um campeonato de avião de papel, o “Red Bull Paper Wings”. O aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, recebeu a sexta edição do torneio, organizado pela empresa de bebidas energéticas, Red Bull. 

Os “atletas” concorreram em duas categorias: ‘Maior Distância’, em que o avião deve percorrer a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada, e o ‘Maior Tempo de Voo’, que classifica o jogador cujo avião permanecer por mais tempo no ar. Cada participante tem duas tentativas para conseguir o melhor tempo.

As modalidades exigem atributos específicos das dobraduras, em busca do ajuste ideal da aerodinâmica da aeronave movida à criatividade. Os aviõezinhos podem ter um tamanho maior e asas mais largas ou serem mais compactos e finos. 

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)


BH sediou a primeira fase do torneio, que é classificatória. Os oito melhores pilotos no ranking geral vão garantir uma vaga para a etapa nacional, que será disputada em abril. Na grande decisão, além do título brasileiro, os vencedores podem disputar a etapa mundial do torneio, na Áustria. 

Bruna Boroni tem 25 anos e estuda Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela conheceu o campeonato por meio de um colega que trabalha na RedBull. “É a primeira vez que estou participando, eu ainda estou entendendo como funciona. Tem um avião diferente para cada categoria, são estratégias específicas pra cada um”, relatou.

A universitária conta que assistiu a tutoriais no YouTube para aprender a fazer as dobraduras e para treinar as manobras. Ela não foi classificada mas disse que vai participar da próxima edição do torneio.

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)


A estudante de Odontologia Camilla Camargos, de 25 anos, também participou pela primeira vez e precisou assistir a vídeos para aprender as variadas técnicas de lançamento do avião. 

Ela não conseguiu atingir os melhores tempos e passar para a próxima fase, mas está determinada a melhor seu desempenho da próxima vez. “Quero participar da próxima edição e até lá vou ter tempo pra me preparar melhor”, brincou.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por