Vacina contra gripe 'desaparece' de postos de BH, mas Governo garante imunização

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
03/05/2016 às 08:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:14
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

A corrida em busca da vacina contra a gripe vez com que as doses esgotassem em vários centros de saúde de Belo Horizonte. No posto Carlos Chagas, na avenida Francisco Sales, bairro Santa Efigênia, um cartaz comunica a falta da vacina. Pacientes de outras regiões também queixam da escassez.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) confirmou que a alta demanda vez com que as vacinas acabassem em alguns centros de saúde. O órgão disse que 8 mil doses foram recebidas na segunda-feira (2) para reabastecer algumas unidades estratégicas.

Segundo balanço da SMSA, até segunda-feira 669 mil pessoas já haviam sido imunizadas na capital mineira. O número representa 70% do público-alvo. Ainda conforme o órgão, BH recebeu 521 mil doses e, até sexta-feira (6), o Ministério da Saúde deve encaminhar a 4ª remessa.

Garantia

Mesmo com a falta da vacina em vários locais, o Ministério da Saúde assegurou doses contra a gripe para todo o público-alvo. Conforme balanço do órgão, Minas Gerais recebeu 3.396.930 doses até 29 de março. No total, o Estado tem a meta de imunizar 4.932.010 de pessoas. "O Ministério da Saúde informa que não há falta de vacina para proteção do público prioritário na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano", garantiu o ministério.

Segundo a pasta, foram adquiridas cerca de 54 milhões de doses. "O excedente, que neste ano é de mais de 4 milhões de doses, é chamado de reserva técnica e faz parte da estratégia de vacinação", explicou. "Vale ressaltar que todos os anos o Ministério da Saúde recebe a vacina em etapas do laboratório produtor e, à medida que chegam, são distribuídas, imediatamente, aos estados", prosseguiu.

O ministério garantiu que até 13 de maio 100% das doses serão entregues para todos os estados brasileiros.

Imunização

A campanha de vacinação contra a gripe estará disponível até o dia 20 de maio em todos os 148 centros de saúde de BH. No Brasil, o público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. 

Devem receber as doses pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por