Transporte público

Viagens de ônibus em BH, fora dos horários de pico, devem ser reduzidas a partir desta sexta

Clara Mariz
@clara_mariz
28/04/2022 às 19:03.
Atualizado em 28/04/2022 às 19:26
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Quem depende do transporte coletivo em Belo Horizonte vai precisar sair de casa mais cedo a partir desta sexta-feira (29). Isso porque será reduzido o número de viagens ofertadas pelas empresas de ônibus que operam na capital. O anúncio foi feito no início da noite desta quinta-feira (28), pela Transfácil, em nome dos consórcios que operam o serviço na cidade.

Em nota à imprensa, a entidade informou que nos horários de pico dos dias úteis não haverá alterações nas viagens. Porém, os ajustes serão aplicados em todos os demais horários e aos sábados, domingos e feriados.

Conforme a Transfácil, a medida foi necessária devido a 12 motivos que incluem desequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão do serviço em BH; congelamento das tarifas desde 2018; e aumento do preço do diesel. Para ela, a redução do número de passageiros, considerando o momento de pré-pandemia, também é um dificultador para que os horários permaneçam como estão.

A representante dos consórcios também mencionou o descumprimento, por parte da Prefeitura de Belo Horizonte, da decisão do Tribunal de Justiça de Minas que prevê o reajuste tarifário conforme contrato. Além disso, ela cita os três projetos de lei, dois do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) e um do atual gestor Fuad Noman (PSD), que preveem a criação de um subsídio para auxiliar o custo dos ônibus, que "sequer foram analisados e tiveram suas tramitações interrompidas" pela Câmara Municipal de BH.

Procurado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) informou que as linhas que terão seus horários reduzidos serão divulgados a partir desta sexta (29), à medida que for necessário. Os usuários poderão ter acesso às atualizações por informes que serão colocados em cada coletivo.

A Prefeitura de Belo Horizonte foi procurada pela reportagem para se pronunciar sobre o anúncio feito pelas empresas, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por