Automóveis conceituais geralmente são estudos que servem de inspiração para novos padrões visuais e também concepções inovadoras de carrocerias, acessibilidade e ergonomia. É bem verdade que na maioria das vezes estes modelos exóticos têm formas esportivas e luxuosas, mas a Mercedes-Benz resolveu subverter a ordem e levará para o Salão de Paris uma Van conceitual, cuja finalidade é entregas autônomas.
Batizada de Vision Van Concept, o comercial-leve é uma espécie de Sprinter furgão do futuro. Além de linhas suaves e uma enorme grade com a estrela de três pontas em destaque, o conceito chega com propostas que vão além da ideia de uma van charmosa.
Cadê o chapa?
Um dos principais atributos do modelo é o sistema automatizado de carregamento e distribuição de encomendas, que são feitas por dois drones estacionados no teto do veículo. A lógica é simples, uma espécie de empilhadeira especial carregaria um módulo com as encomendas. E, de acordo com o trajeto, os drones decolariam e deixariam os pacotes nos endereços dos consumidores.
Trata-se de um formato parecido com o sistema de entregas proposto pela gigante do e-commerce Amazon. No entanto, a diferença é que os drones fazem apenas o papel do entregador no local, como se fossem “chapas” voadores. Mas os aviõezinhos não voam sem rumo por aí. Por meio de um joystick instalado no painel da porta esquerda, o próprio motorista controla as aeronaves.
Totalmente elétrico, a van é equipada com uma unidade de 101 cv, que, segundo a Mercedes-Benz, tem autonomia de 270 quilômetros.
Bom, resta saber quem vai ficar de vigia quando o motorista tiver que dar aquela paradinha emergencial para ir ao banheiro, desabafar as agruras da vida, ser convidado para batizar o filho de um amigo e outras mãozinhas que só o companheiro de boleia pode fazer!