Noite de Réveillon

Virada do Ano: chuva forte pode cancelar show de luzes com 300 drones na Praça da Liberdade

Medida será adotada por questões de segurança, alerta Estado; restante da programação da virada está confirmada mesmo com precipitações

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
29/12/2023 às 13:08.
Atualizado em 29/12/2023 às 13:58
 (Arquivo / Hoje em Dia)

(Arquivo / Hoje em Dia)

O espetáculo de luzes com 300 drones na noite de Réveillon, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, poderá ser cancelado em caso de temporal. A medida de segurança será adotada se chuvas fortes atingirem a região Centro-Sul da capital, onde fica o cartão-postal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Nesta semana, a Defesa Civil alertou que o fim de ano na metrópole poderá ser marcado por grandes volumes de precipitações, acompanhadas por raios e rajadas de ventos. A previsão indica que o risco de chuva é maior justamente no dia 1º.

Em caso de cancelamento do show de drones, o público será avisado pelo sistema de som da praça. Porém, o restante da programação está confirmado, mesmo com chuva. O evento seguirá com um espetáculo maior de luzes, lasers e projeções à meia-noite. 

Os drones vieram diretamente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo a Secult, eles podem voar com uma garoa fina e vento de até 7 m/s. A apresentação deve durar 15 minutos, de 0h à 0h15. A ideia é que os drones formem palavras e imagens que remetam a Minas Gerais.

No ano passado, a Virada da Liberdade contou com uma queima de fogos. Para este Réveillon, a expectativa é que a quantidade dobre - os fogos são silenciosos. O investimento também aumentou. Ao todo, o Estado deve investir cerca de R$ 500 mil. No evento anterior foram R$ 400 mil.

Previsão do tempo
Entre esta sexta (29) e a próxima segunda-feira (1), a atuação de áreas de instabilidades atmosféricas começam a ganhar força e provocar chuvas fortes em BH. O volume de precipitações pode chegar a 130 milímetros (mm), de acordo com a Defesa Civil.

O órgão informou que realizará durante todos os dias o monitoramento das condições climáticas que podem gerar riscos à população.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por