Setor reclama

Zema promete fiscalizar denúncias de que Cemig estaria dificultando projetos de energia solar

Associações entregaram ao governador três documentos técnicos que apontam a necessidade de fiscalização de atos administrativos na Cemig

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
03/10/2023 às 16:46.
Atualizado em 03/10/2023 às 17:53
 (Canal Solar / Divulgação)

(Canal Solar / Divulgação)

Durante reunião com os representantes do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) e do Movimento Solar Livre (MSL), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), se comprometeu a apurar os supostos casos de concorrência desleal e os supostos obstáculos impostos pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para os projetos do setor no Estado.

Na última quinta-feira (28), empresários e trabalhadores do setor de energia solar realizaram protesto na tarde desta quinta-feira (28) em frente à sede da estatal.

No encontro, as duas associações entregaram ao governador três documentos técnicos que apontam a necessidade de fiscalização de atos administrativos na Cemig. Os documentos solicitam ajustes urgentes e necessários na conduta da distribuidora de energia em relação aos abusos regulatórios em projetos de geração distribuída. 

Além disso, os documentos destacam os obstáculos impostos pela Cemig na análise de processos de conexão para instalação de projetos de energia solar no estado de Minas Gerais. 

Outro ponto levantado pelas associações foram as eventuais ações da distribuidora, que caracterizam uma possível prática de concorrência desleal, resultando em fechamento de centenas de empresas e perda de vários empregos em todo estado mineiro.

Protestos

Durante o protesto, que terminou em frente à Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), os empresários reclamam do que estão chamando de "concorrência desleal da Cemig SIM" (subsidiária da Cemig voltada para energia renovável) que estaria se beneficiando da estrutura da companhia "para obter benefícios".

Segundo eles, mais de mil projetos foram cancelados e/ou bloqueados, o que pode causar demissões em massa - calculam aproximadamente, 10 mil - nos próximos meses no setor.

A equipe do Hoje em Dia entrou em contato com a Cemig e aguarda retorno.

Sobre a situação de concorrência desleal e os obstáculos impostos, a Cemig afirmou que desde 2019, realizou 236 mil conexões de Geração Solar Distribuída, recorde absoluto no país. Somados os projetos já aprovados, haverá a conexão de potência recorde de geração solar distribuída de 6,5 GW, o que equivale a uma vez e meia a demanda dos clientes residenciais da empresa. Assim, fica demonstrada a robustez do sistema elétrico da companhia, bem como que os projetos foram e são aprovados com celeridade e correção.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por