Mais de 40 títulos

Ziraldo é homenageado na Biblioteca Pública de BH: exposição de obras incentiva leitura

Considerado um dos maiores artistas do país, desenhista, cartunista e chargista mineiro morreu no último sábado (6).

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/04/2024 às 08:30.
Atualizado em 12/04/2024 às 19:18
Ao todo, são 187 exemplares de títulos de Ziraldo estão disponíveis na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Foto/ Ana Paula Lima )

Ao todo, são 187 exemplares de títulos de Ziraldo estão disponíveis na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Foto/ Ana Paula Lima )

Obras do escritor, cartunista e chargista mineiro Ziraldo estão expostas na Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade. A exposição presta homenagem e celebra o legado do autor, que morreu no último sábado (6), aos 91 anos, enquanto dormia. 

De acordo com a subsecretária de Cultura de Minas, Nathalia Larsen, cerca de 40 títulos estão disponíveis ao público, como forma de incentivar os visitantes a conhecer e se aprofundar nas criações de Ziraldo.

“A homenagem feita pela Biblioteca mantém vivo o interesse pelos traços e escritos do autor para esta e as próximas gerações". 

Ao todo, são 187 exemplares de títulos de Ziraldo disponíveis na biblioteca para empréstimo. Há ainda 14 livros do cartunista em Braille, incluindo clássicos como "O menino maluquinho", "Flict", "A turma do Pererê" e "O menino marrom". 

Mineiro

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, na região do Rio Doce, em 1932. Aos 7 anos, ele apresentou o primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira.

Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, está com a exposição interativa Mundo Zira, em homenagem à obra de Ziraldo.

A mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. A obra foi traduzida para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Com tantos personagens marcantes de histórias infantis, Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por