Num mundo dominado por utilitários-esportivos (SUV), quando um fabricante apresenta uma perua grande, pode ocorrer uma estranheza. Mas, na Europa essa percepção não existe e as peruas são adoradas no Velho Mundo, como sugere a Renault com Talisman Estate, modelo que será atração da marca no Salão de Frankfurt, em setembro.
Derivada do novo sedã de luxo da marca, a perua mostra que o fabricante francês calibrou a caneta sobre a prancheta e produziu um belo automóvel e com credenciais para fazer frente às peruas alemãs.
Assim como o sedã, a Talisman Estate terá cinco opções de motorização das famílias TCE e DCI, sendo que o primeiro utiliza gasolina como combustível e será oferecido nas versões 150 e 200, que remetem à cavalaria. Já o DCI consome diesel com versões 110, 130 e 160, respeitando a mesma lógica de indicação de potência. Todos utilizam turbocompressor.
A Renault também oferece três opções de transmissão, partindo do manual de seis marchas, um automatizado de dupla embreagem de sete marchas e uma versão dupla embreagem de seis marchas, exclusiva para o motor DCI 160.
Um dos destaques do modelo é seus conjunto de suspensão com ajuste elétrico de carga dos amortecedores. O motorista pode escolher entre três opções, privilegiando o conforto ou performance. Por dentro, a “peruona” oferece muito conforto e espaço para bagagem, podendo receber até 576 litros de volume, ou 1.700com os bancos rebatidos.
Como nós, brasileiros, torcemos o nariz para as peruas, talvez nem nos importemos de saber que ela não virá para cá. Uma pena!
Sem chances de vir para o Brasil, Talisman Estate tem cinco opções de motor