O Cruzeiro correspondeu às expectativas no primeiro teste oficial da temporada 2016. Mesmo não sendo brilhante, o time celeste tentou colocar em prática algumas das novas ideias do técnico Deivid, na vitória por 2 a 0 sobre o Rio Branco-ES, em amistoso na noite desta quarta-feira (20), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Marcos Vinícius e o estreante Rafael Silva marcaram os gols da equipe estrelada.
Pelo que a Raposa apresentou em campo, ficou claro que a principal cobrança do novo treinador é o jogo bonito, voltado para o toque de bola. Essa filosofia pôde ser observada principalmente no início da partida, com um Cruzeiro em ritmo “frenético”. Não por acaso, o placar foi aberto logo aos 5 minutos, em jogada envolvente do ataque que terminou na finalização de Marcos Vinícius.
Com boa presença de torcedores cruzeirenses nas arquibancadas, a equipe mineira manteve as ações até boa parte da primeira etapa, mas foi perdendo o fôlego. Sem o condicionamento físico ideal neste início de ano, o time passou a ser mais previsível, criando poucas chances reais.
A partir daí, o Rio Branco cresceu no jogo. Nas poucas oportunidades que teve, o time capixaba levou perigo ao gol de Fábio, principalmente com as bolas cruzadas, um dos principais problemas apontados por Deivid.
Aos 15 minutos da etapa complementar, o novo treinador resolveu mudar toda a equipe. Com as substituições, o ritmo da partida caiu ainda mais. Mas isso não impediu o Cruzeiro de chegar ao segundo gol, com o atacante estreante Rafael Silva, após boa jogada de Gabriel Xavier. Este, aliás, era cogitado como um dos jogadores que não seriam aproveitados pelo clube na atual temporada, mas foi um dos destaques da equipe na etapa final.
Entre os demais novos reforços contratados para 2016, destaque também para as presenças dos meias argentinos Sánchez Miño, que atuou na lateral-esquerda, e Matias Pisano.
O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (27), quando enfrenta o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, na estreia pela Primeira Liga.
RIO BRANCO-ES 0 X 2 CRUZEIRO
RIO BRANCO-ES: Walter; Ivan (Ramon Alves), Marco Antônio, Jonatha (Diego Baiano) e Ratinho; Léo Oliveira, André Luiz (Gabriel Lousada) e Flávio; Willy (Cleiton Gladiador), Gugu (Berg) e Felipe Capixaba (Cleiton) TÉCNICO: Alexandre Grasseli
CRUZEIRO: Fábio (Rafael); Mayke (Fabiano), Manoel (Dedé), Bruno Rodrigo (Bruno Viana) e Allano (Douglas Coutinho); Henrique (Uillian Correia), Ariel Cabral (Bruno Ramires), Marcos Vinícius (Sánchez Miño) e Alisson (Pisano); Arrascaeta (Rafael Silva) e Willian (Gabriel Xavier) TÉCNICO: Deivid
GOLS: Marcos Vinícius, aos 5 minutos do primeiro tempo; Rafael Silva, aos 34 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Felipe Varejão, Carlos Depizzol e Valberson Zanotti (ES)
CARTÕES AMARELOS: Ariel Cabral (Cruzeiro)
PÚBLICO E RENDA: Não divulgados