Novo ministro do Trabalho toma posse e Temer exalta experiência para o cargo

Tatiana Moraes e Cinthya Oliveira
portal@hojeemdia.com.br
10/07/2018 às 16:40.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:19
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

(Valter Campanato/Agência Brasil)

Tomou posse na tarde desta terça-feira (10), em cerimônia no Palácio do Planalto, o novo ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. O advogado e desembargador aposentado, que foi criado e fez carreira em Minas, é o primeiro nome técnico a assumir a pasta no governo de Michel Temer.

Em discurso de posse do novo ministro, Temer disse que Caio Vieira de Mello assume no momento em que o emprego é a prioridade do povo brasileiro e do governo.

“O ministro Caio Vieira de Mello é um nome de grande experiência e traz para a nossa equipe décadas de atuação na área jurídica, mas sobretudo na área da Justiça trabalhista. Acumula um conhecimento valiosíssimo neste momento em que a necessidade maior do brasileiro e, portanto, a prioridade do nosso governo é precisamente o emprego”.

Conhecido pelo perfil conciliador, a escolha do desembargador aposentado foi bem recebida pelo setor jurídico mineiro. 

Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro, mas foi em Minas Gerais que firmou raízes e fez carreira. “Grande jurista que tenho a alegria de um fraterno convívio por vários anos. O fato de ele ter sido vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, contribuirá muito para a condução do Ministério”, afirmou o superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, João Carlos Gontijo de Amorim.

O presidente da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat), Marco Antônio Oliveira Freitas, também aprovou a escolha do ministro. “É um profissional que sempre atuou na área trabalhista e apresentou desempenho fantástico no TRT da 3ª Região. Ele é uma pessoa preparadíssima para defender os interesses do direito do trabalho”, disse.

Para o consultor jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) e diretor da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat) Carlos Schirmer, o novo ministro tem um grande desafio pela frente. “Se alguém tem perfil conciliador para resolver os problemas, essa pessoa é o doutor Caio. Ele é um profundo conhecedor do direito do trabalho, com um pensamento mais liberal. Conhece todas as mazelas e nuances da relação do trabalho”, afirmou Schirmer.

Olavo Machado, empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, também vê com bons olhos a indicação de Caio Vieira. “Nós sabemos da seriedade dos juristas mineiros e o doutor Caio certamente é uma referência no assunto trabalhista. Torcemos para que ele consiga somar em nosso esforço para modernizar o país”, afirmou.

Trajetória

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Caio Vieira fez carreira como advogado trabalhista e foi nomeado em 2001 para o cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, onde exerceu no biênio 2008/2009 a vice-presidência judicial. Em março de 2012, aposentou-se como desembargador e passou a atuar como consultor jurídico. Até o convite para o Ministério, atuou no escritório de advocacia Sérgio Bermudes, um dos mais importantes do país.

A vocação para o Direito Trabalhista vem de família. Caio Vieira  é filho do falecido ministro Luiz Philippe Vieira de Mello e irmão do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ambos do Tribunal Superior do Trabalho.

Vieira de Mello assume a pasta uma semana após o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento em esquema que fraudava a concessão de registros sindicais.

Leia mais:
Novo ministro do Trabalho, Caio Vieira tem carreira construída em Minas e perfil conciliador

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por