Produtividade já! Aprenda a vencer a procrastinação.

23/02/2017 às 16:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:41

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Se você está acostumado a deixar muitas de suas atividades para depois, atenção: você é um procrastinador! E se você já tem conhecimento dessa característica, sabe que ela compromete sua produtividade e seus resultados ao final não só do dia, mas da semana, do mês e do ano. É uma verdadeira bola de neve em contínuo movimento!

São diversos os motivos que podem fazer com que você procrastine, indo desde a falta de interesse na atividade, passando por uma equivocada estimativa de tempo para a execução da tarefa e chegando ao cansaço, à falta de organização e de disciplina.

Quer saber como vencer o que, muitas vezes, é mais forte que você? Acompanhe:

Organize seus dias

A procrastinação é, muitas vezes, fruto da mais pura falta de organização. Nesse clima, você começa uma atividade, para no meio e começa outra, acabando por não terminar nenhuma. Para evitar esse tipo de situação, faça uma agenda e organize suas atividades não só do dia como da semana. Estime prazos para a conclusão de cada uma delas e se esforce ao máximo para cumpri-los.

Separe momentos até para se distrair

Quando bate aquele desinteresse por uma tarefa, qualquer coisa se torna mais atrativa: jogos de celular, redes sociais, sites de fofoca, whatsapp, uma mosca na parede e assim por diante. Para que isso não ocorra, determine horários para deixar sua mente voar com essas distrações, como na hora do almoço ou dez minutinhos antes de encerrar os trabalhos da jornada, por exemplo. E por falar em encerrar o trabalho…

Defina seu horário de trabalho

Nada mais atrativo para a procrastinação se instalar do que não ter horário fixo para trabalhar, não é mesmo? Nesse cenário, o famoso golpe do “depois eu faço” logo aparece atormentando sua mente. O importante é, portanto, cortá-lo de uma só vez. Para isso, estabeleça um horário de trabalho e não deixe de cumpri-lo. Dessa forma, além de garantir seu merecido descanso, você cria um senso de urgência pela precisão de entregar as tarefas até aquele determinado horário.

Automatize o que puder

A tecnologia pode ser uma grande aliada para reduzir a carga de trabalho e evitar a procrastinação. Você pode automatizar muitos processos e controles com as ferramentas certas, o que contribui diretamente para sua produtividade. Busque aplicativos de gestão empresarial e financeira, de gestão de assinaturas, de gestão de contratos e assim por diante, e veja como seu dia a dia vai melhorar consideravelmente.

Defina os motivos da procrastinação

Como dissemos no início da nossa conversa, existem diversos motivos que levam à procrastinação. Procure entender esses motivos em você. O que o leva a procrastinar: desânimo com sua atividade, falta de um ambiente tranquilo para trabalhar, indisposição? Detectando o que dispara esse mecanismo em você, fica mais fácil solucionar o problema e voltar a ser produtivo!

Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por