Quatro livros imperdíveis para advogados empreendedores

24/05/2017 às 17:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:42

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

O presente artigo foi publicado há quase um ano e repercutiu bastante! Por esse motivo, resolvi compartilhar novamente com você estas preciosas dicas.

Para começar, considero importante externar uma máxima que carrego dentro de mim: todo advogado é, ou deve procurar ser um empreendedor. Agora, para fazer sucesso, é preciso certa experiência, que será adquirida com muito trabalho e estudo. Eu já li alguns livros inspiradores para quem quer se aventurar neste grande desafio que é exercer a advocacia moderna. Quer dicas? Então acompanhe as sinopses dos meus quatro favoritos:

O Segredo de Luísa - Em minha opinião, esse é o livro básico para todo empreendedor ou advogado iniciante no assunto. Nele, o empreendedorismo é ensinado através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens carismáticos. Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela procura ensinar passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. O livro tem como objetivo oferecer a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

O que a Google faria? - O sucesso da Google é singular. Nesse livro, Jeff Jarvis mostra como pensar de maneiras novas, enfrentar novos desafios, resolver problemas com novas soluções, ver novas oportunidades e entender com outra perspectiva a estrutura da economia e da sociedade, ou seja, ver o mundo como a Google o faz. Ao longo da obra, o autor interpreta as regras ditadas pela Google com as quais devemos viver e fazer negócios em qualquer setor da sociedade, ilustra como essas leis podem ser aplicadas a diferentes empresas e analisa como o pensamento Google está afetando nossas vidas e o futuro.

A Estratégia do Oceano Azul - Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgn, o livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 empresários em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não revelavam o método dos bem-sucedidos. Ao longo da pesquisa eles perceberam que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.
A Cauda Longa - Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da “Cauda Longa” em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

E você, tem alguma dica de livro sobre empreendedorismo para nos dar? Compartilhe conosco.
Abraços e até a próxima!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por