O PENSAMENTO FORA DA CAIXA

02/04/2018 às 21:27.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:08

*Mauro Condé

Vô, como é mesmo aquela história que você contou para a minha mãe sobre ela pensar fora da caixa? Surpreso e contente com a curiosidade do neto, o avô responde: Rafael, eu quis dizer para ela que normalmente no trabalho da gente todo mundo vive dentro de oficinas ou escritórios que mais se parecem com a figura de uma caixa e que esse ambiente prende e limita a nossa criatividade e inteligência, nos obrigando a fazer tudo igual, com muito medo de errar e de tentar algo novo.
Para se destacar, você precisa ir além, olhar o que todo mundo está vendo e pensar e fazer algo diferente e muito melhor – a isso eu chamo – pensar fora da caixa. Minutos depois, por coincidência, Rafael liga a TV e os dois assistem a um trecho de um filme que mostra soldados em treinamento do Exército, depois de muitas horas debaixo de um sol e no meio de um terreno cheio de lama.

Quando atingem a estrada de terra, passam correndo perto de um poste alto, em cima do qual tremula uma bandeira. O comandante então os desafia :
-Estão vendo aquela bandeira lá em cima? Ela quer dizer que estamos no meio do caminho. O primeiro que a trouxer para mim faz todo o resto do percurso de carona no meu jipe. cheguem até lá, mas saibam que nenhum soldado conseguiu pegar essa bandeira nos últimos 17 anos.

Os soldados se desesperam e desordenadamente tentam escalar o poste onde está a bandeira, mas o máximo que conseguem é chegar só até a metade da altura necessária. Porém, o soldado mais novo e franzino se aproxima sozinho da haste que segura a bandeira, olha para o alto, olha para baixo, se agacha e retira o pino que mantém a haste em pé, fazendo-a tombar até o chão para o outro lado e aí então ele pega a bandeira, comemora, agradece ao capitão e pula para dentro do jipe super aplaudido por todos. Nessa hora Rafael cutuca o avô e diz :

-Veja, vô – o soldado pensou fora da Caixa !

Dedico essa crônica ao Rafael, garoto que quando crescer e aprender a falar vai me chamar de avô e vai ser estimulado a pensar fora da caixa.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por