5 filmes que irão inspirar a sua advocacia

31/03/2016 às 07:51.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:43

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Não sei a resposta, sei que adoro um bom filme! E, por esse motivo, convidei o redator do Blog do Juris Correspondente e cinéfilo, Tiago Vieira, para trazer dicas de filmes para inspirar sua advocacia. Confira:

“O cinema tem uma rica tradição em filmes jurídicos, incluindo clássicos como Anatomia de um Crime, Julgamento em Nuremberg, Kramer vs. Kramer, entre outros. Além de seu grande valor artístico e atuações marcantes, eles também podem ser uma inspiração aos advogados, novatos e veteranos. Confira alguns deles:

O Sol é Para Todos (1962)
Baseado na obra de Harper Lee, este belo drama mistura o thriller jurídico com histórias do gênero coming of age, que tem como tema principal o amadurecimento dos personagens. No longa, os irmãos Finch vivem uma infância idílica em Maycomb, no Alabama, nos anos 1930. Seu pai é o íntegro advogado Atticus Finch, que, um dia, aceita um caso difícil: defender nos tribunais um homem negro, acusado de estuprar uma mulher branca. Certo da inocência de seu cliente, Finch, porém, deve enfrentar o racismo da população de Maycomb.

O Vento Será Tua Herança (1960)
Baseado em um caso real, ocorrido em 1925, este longa é a história de Bert Cates, um professor condenado à prisão por ensinar o darwinismo a seus alunos, o que iria contra uma lei vigente na época. Seu advogado é o experiente Henry Drummond, que deve enfrentar um tribunal hostil e o crítico de Darwin, Matthew Brady. A adaptação do caso aos cinemas transformou-o numa parábola contra o macarthismo, e a favor da liberdade de pensamento.

Amistad (1997)
Dirigido por Steven Spielberg, o filme é a história real do navio negreiro La Amistad, que levava escravos para os Estados Unidos quando os cativos conseguem tomar controle do navio. Sem saber como voltar, eles são obrigados a confiar em dois tripulantes, que os enganam e os conduzem até os EUA, onde são presos pelo assassinato da tripulação. Porém, graças aos esforços dos abolicionistas, o caso é levado até a Suprema Corte, e atrai a atenção do ex-presidente John Quincy Adams, que sai em defesa dos escravos.

O Poder e a lei (2011)
Neste elogiado suspense, Mick Heller é um advogado diferente, que atende seus clientes no banco de trás de seu próprio carro, um Lincoln. Ele é contratado por Louis Rolet, um jovem milionário acusado de assassinato. Entretanto, Heller descobre que seu cliente pode estar escondendo a verdade, envolvendo-o num jogo perigoso.

Filadélfia (1993)
Vencedor do Oscar, Tom Hanks interpreta Andrew Beckett, um promissor advogado que é despedido da firma em que trabalha quando descobrem que ele é homossexual e portador do vírus da AIDS. Para defender sua causa, ele contrata o advogado homofóbico Joe Miller, que inicialmente reluta em aceitar o caso. Entretanto, durante o processo, Miller encara seus preconceitos e passa a respeitar seu cliente. Filadélfia foi um dos primeiros filmes a abordar a AIDS, e sua canção tema, Streets of Philadelphia, marcou época.

Abraços e até a próxima quinta!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por