Advogado, seja um voluntário!

21/12/2016 às 21:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:10

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem? Então é Natal! E, para refletirmos sobre a verdadeira essência dessa data, apresento dez motivos para você começar a realizar trabalhos voluntários hoje mesmo! 

– Atuar em processos pela primeira vez – Muitos profissionais recém-formados jamais atuaram ou atuam muito pouco como advogados. É uma excelente oportunidade para captar os seus primeiros “clientes”, mesmo que não remunerados.

– Adquirir experiência – O voluntário aprenderá todos os trâmites judiciais, realizará audiências, protocolos, despachos com juízes e elaborará peças diversas, além do contato direto com profissionais mais experientes.

– Aprender sobre novas áreas do Direito – O voluntário poderá ter contato com diversas áreas do Direito, principalmente Família, Penal, Consumidor e Trabalhista.

– Adquirir tempo para comprovação de atividade jurídica em concursos públicos – O ingresso nas carreiras da magistratura e do Ministério Público, além de cargos como Defensor Público ou Procurador do Estado, exigem a comprovação do exercício efetivo de três anos de atividade jurídica, por exemplo.

– Tornar-se um profissional mais proativo – Em ONGs ou departamentos de assistência judiciária geralmente os voluntários trabalham com poucos recursos e muita demanda e, por isso, é preciso resolver os problemas e tomar iniciativas independentemente de chefes!

– Gerar networking – Atuando como voluntário você conhece outros advogados, juízes, escrivães e demais auxiliares da Justiça. É uma boa oportunidade para conhecer um futuro sócio ou empregador.

– Aprender a gerir conflitos – Boa parte dos problemas dos cidadãos envolvem questões familiares, por exemplo. Com isso, você certamente aprenderá a moderar e a conciliar.

– Ganhar visibilidade – As pessoas se lembrarão de você e poderão preferir contratar um profissional que realiza trabalhos voluntários.

– Melhorar a autoestima – A pessoa que realiza trabalhos voluntários se sente mais importante e capaz. Você se torna mais produtivo e feliz. 

– Efetivamente contribuir para melhorar o quadro social – Quem realiza trabalhos voluntários faz bem para o próximo e para a sociedade. E, muito importante, influencia pelo exemplo.

Eu sou voluntário na ONG Centro de Defesa da Cidadania, em Belo Horizonte. Você pode procurar a Defensoria Pública, os departamentos de assistência judiciária das faculdades de Direito e demais ONGs em sua região.

Um feliz Natal e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por