Aprenda a economizar dinheiro em seu escritório

30/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:06

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Devido às dificuldades resultantes de um mercado cada vez mais competitivo e saturado, muitos escritórios de advocacia se veem no dilema de ter que reduzir suas despesas para sobreviver. Mas, nessa hora, é fundamental perceber que economizar dinheiro em um escritório de advocacia não significa, necessariamente, diminuir a qualidade do serviço prestado aos clientes. Na verdade, basta pensar estratégica e criativamente para cortar custos nos lugares certos. Conheça importantes dicas que separei:

Conte com os serviços de advogados de apoio: Advogados correspondentes são as principais ferramentas de um escritório de advocacia na redução de custos. Contar com os serviços desses profissionais em outras cidades reduz gastos com viagens, diligências e deslocamentos. Além disso, é a melhor forma de economizar o precioso tempo dos profissionais de seu escritório, já que esses períodos de deslocamento normalmente são totalmente improdutivos, impedindo a resolução de problemas de outros clientes.

Realize diligências de forma estratégica: Vai realizar protocolos, carga de processos e requerimento de certidões em um mesmo dia? Organize essas diligências do modo mais estratégico possível, para que você aproveite melhor o tempo desses deslocamentos e economize com combustível, estacionamento e outras despesas. Aliás, se algumas diligências podem esperar até o dia seguinte, talvez esse acúmulo de atividades seja mais producente para o escritório, reduzindo trajetos e proporcionando mais tempo para se trabalhar internamente, na produção de peças processuais, por exemplo.

Preste contas minuciosas aos clientes: Realizar uma prestação de contas minuciosa a seus clientes é também uma forma de economizar, já que os custos paralelos ao andamento do processo são por sua conta e risco. Assim, para evitar a contestação de gastos e ter que arcar com os custos das diligências, organize formulários de prestação de contas, com notas fiscais e recibos de todas as despesas. Aqui a transparência é chave.

Reduza quaisquer gastos desnecessários: É igualmente imprescindível ter mais consciência quanto aos gastos dentro do escritório. É possível, por exemplo, economizar em material de papelaria, em uma iluminação mais econômica e em ferramentas mais eficientes, como impressoras, copiadoras e computadores que consumam menos energia. Além disso, muitos escritórios de advocacia também conseguem economizar por meio de medidas simples, como desligar todos os aparelhos eletrônicos ao final do dia e utilizar a ventilação natural em vez de ar-condicionado. Vale a pena tentar, não concorda?

Então que tal colocar essas recomendações em prática e também economizar em seu escritório? Por acaso tem outras sugestões sobre como reduzir custos nos processos cotidianos? Compartilhe conosco as suas dicas e impressões.

Abraços e até a próxima.
Fonte: Blog do Juris

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por