CInco filmes incríveis que irão inspirar a sua advocacia

07/12/2016 às 20:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:59

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem? Como hoje é feriado em algumas cidades, resolvi republicar um artigo de sucesso do redator do Blog do Juris e cinéfilo, Tiago Vieira, que traz dicas de filmes incríveis para inspirar a sua advocacia e o seu momento de descanso, Confira!

“O cinema tem uma rica tradição em filmes jurídicos, incluindo clássicos como ‘Anatomia de um Crime’, ‘Julgamento em Nuremberg’, ‘Kramer vs. Kramer’, entre outros. As obras podem ser uma inspiração aos advogados, novatos e veteranos. Confira algumas delas:

O Sol é Para Todos (1962)
Baseado na obra de Harper Lee, o drama mistura o thriller jurídico com histórias do gênero coming of age, que tem como tema principal o amadurecimento dos personagens. No longa, os irmãos Finch vivem uma infância idílica em Maycomb, no Alabama, nos anos 1930. Seu pai é o íntegro advogado Atticus Finch, que, um dia, aceita um caso difícil: defender nos tribunais um homem negro, acusado de estuprar uma mulher branca.

O Vento Será Tua Herança (1960)
Baseado em um caso real de 1925, o longa é a história de Bert Cates, um professor condenado à prisão por ensinar o darwinismo a seus alunos, o que era ilegal à época. Seu advogado é Henry Drummond, que deve enfrentar um tribunal hostil e o crítico de Darwin. A adaptação do caso aos cinemas transformou-o numa parábola contra o macarthismo e a favor da liberdade de pensamento.

Amistad (1997)
Dirigido por Steven Spielberg, o filme é a história real do navio negreiro La Amistad, que levava escravos para os Estados Unidos quando os cativos conseguem tomar controle do navio. Sem saber como voltar, eles são obrigados a confiar em dois tripulantes, que os enganam e os conduzem até os EUA, onde são presos pelo assassinato da tripulação. Porém, graças aos esforços dos abolicionistas, o caso é levado até a Suprema Corte.


Filadélfia (1993)
Vencedor do Oscar, Tom Hanks interpreta Andrew Beckett, um promissor advogado que é despedido da firma em que trabalha quando descobrem que ele é homossexual e portador do vírus da AIDS. Para defender sua causa, ele contrata o advogado homofóbico Joe Miller, que inicialmente reluta em aceitar o caso. Entretanto, durante o processo, Miller encara seus preconceitos e passa a respeitar seu cliente. Filadélfia foi um dos primeiros filmes a abordar a AIDS.”

Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por