Como captar clientes nas redes sociais

26/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:02

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

As redes sociais podem ser bastante úteis para fortalecer a sua imagem ou de seu escritório e consequentemente ajudar na captação de clientes. Vale lembrar que recentemente o novo Código de Ética explicitamente autorizou como ação condizente o uso de redes sociais e internet, desde que com cunho moderado. Conheças as principais e como utilizá-las!

O primeiro passo é manter um blog. Pode levar o seu nome, de seu escritório ou pode ser relacionado a sua área de atuação. Eu prefiro a última opção. Em qualquer caso, deixe os seus contatos visíveis e disponíveis. Só mantenha um blog (e considero importante manter) caso pretenda atualizar o seu conteúdo pelo menos duas vezes por semana.

O blog é um canal muito interessante para a divulgação de artigos jurídicos ou artigos de interesse dos seus clientes em potencial. Uma excelente dica é ter um focado na sua principal área de atuação. Produza conteúdo original e permita que as pessoas “assinem” o seu blog. Com isso, você colherá contatos de clientes ou parceiros em potencial (são os chamados leads).

O Facebook é a principal rede social do mundo e do Brasil, com o maior número de usuários ativos. A forma correta de se divulgar no Face é por meio de uma fan page. Procure postar conteúdo original e interessante, de preferência de um blog que você mantenha.

Realize posts pelo menos duas vezes por semana e não perca tempo. Você pode programá-los. Acompanhe os relatórios gerados e veja quais posts geraram mais audiência. Quais fatores influenciaram para isso? Conteúdo? Horário?

Publique sobre temas jurídicos de interesse das pessoas em geral. Herança, divórcio, direito do consumidor, indenizações, etc. Isso pode lhe ajudar a atrair clientes. Atenção às mensagens inbox, aos comentários, muitas pessoas utilizam cada vez mais esse canal para falar com ou de você! Faça um monitoramento constante.

O LinkedIn é um site de negócios que apresenta o formato de uma rede de relacionamentos. O principal objetivo é conectar profissionais e empresas. Este é um excelente canal para captar profissionais e clientes em potencial. Você também pode utilizá-lo para divulgar ou procurar vagas. Mantenha uma página pessoal e uma página de seu escritório (Company Page) no LinkedIn.

O Twitter serve para compartilhamento de mensagens curtas, pois possui um limite de 140 caracteres. É uma ferramenta útil para o compartilhamento de links para o conteúdo que você gera em seu blog.

Lembre-se que é um canal mais difícil de atrair seguidores. Não se aventure se não tiver assuntos interessantes para compartilhar.

Em todos esses canais, menos em seu blog, é possível realizar anúncios pagos. A melhor estratégia é impulsionar os seus posts para que alcancem mais pessoas e de forma segmentada. É um trabalho de longo prazo, porém muito importante. Comece já!

Abraços e até a próxima.

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