Controle sua ansiedade antes do Exame da OAB

Advogado Moderno / 02/11/2017 - 06h00

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

A Prova Objetiva do XXIV Exame de Ordem irá acontecer no próximo dia 19. Ao longo deste ano, você se preparou, perdeu noites de sono, assistiu “aulões”… Assim, em tese, você está preparado para a prova. Por outro lado, por maior que tenha sido a intensidade de sua preparação para o Exame, é inevitável sentir-se tão ansioso nos dias que antecedem a prova quanto um adolescente prestando o Enem pela primeira vez.

Claro, tal ansiedade não é injustificada: com taxas de reprovação famosamente acima dos 80%, o Exame da Ordem costuma ser um dos momentos mais assustadores na vida dos bacharéis em Direito que, afinal, dependem dele para exercer a profissão. Ainda assim, por maior que seja a sua ansiedade, passar noites em claro temendo a prova não será exatamente útil para a sua aprovação.

A ansiedade pode ser inevitável. Mas não é invencível.

Por isso, confira algumas dicas de preparação que podem ajudá-lo a relaxar nos dias que antecedem o Exame e chegar à prova com a cabeça mais fresca:


1- Controle o ritmo de sua respiração.

Respirar mais pausadamente não apenas deixa o candidato mais calmo, como também o ajuda a oxigenar o cérebro, o que auxilia na concentração e na memória. Para isso, basta inspirar lentamente pelo nariz e, depois de alguns segundos, expirar pela boca. Um exercício simples, que pode ser feito várias vezes ao dia e terá efeitos positivos sobre sua ansiedade!

2- Pratique atividades físicas.

Não é só ficando trancado o dia inteiro no quarto ou na sala de aula, com o rosto enfiado em livros, que você será bem sucedido no exame. Reservar meia hora por dia para praticar atividades físicas poderá ser tão benéfico para seu corpo e mente quanto duas horas de estudo intenso. Assim, procure fazer uma caminhada, nadar, correr, se alongar… Isso certamente irá ajudar seu cérebro a descansar um pouco do peso da prova.

3- Durma bem.

Nos dias que antecedem o Exame, nada de ficar até a madrugada no Facebook, WhatsApp ou Netflix: procure dormir todos os dias as oito horas que os especialistas recomendam. Uma boa noite de sono poderá fazer maravilhas por sua tranquilidade, concentração e memória!

4- Escolha uma alimentação saudável

Churrasco? Nem pensar. Nos próximos dias, procure priorizar alimentos mais leves e menos gordurosos: iogurte e pão integral no café da manhã, legumes, verduras e arroz integral para o almoço e a janta, fruta para o lanche da tarde.

5- Planeje-se para o dia da prova.

Não deixe para a última hora a preparação para o dia do Exame. Visite com antecedência o local da prova para conhecê-lo e também para se programar: quanto tempo você irá gastar de sua casa até lá, como chegar, onde parar o carro (ou onde descer do ônibus). Ao resolver isso antes da prova, você elimina mais um problema e facilita para que, no grande dia, sua mente esteja completamente focada.
Abraços e até a próxima!


A ansiedade pode
ser inevitável. Mas
não é invencível

 

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