Faça sucesso como as bancas mais admiradas do Brasil

13/07/2016 às 19:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:17

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?
A Análise Advocacia 500 é uma publicação que divulga desde 2006 os escritórios de advocacia mais respeitados e admirados do país. O levantamento é baseado em entrevistas com os diretores jurídicos das 1.500 maiores empresas brasileiras.

Em 10 anos de análise é possível verificar que os advogados e as bancas se profissionalizaram bastante. Para tanto, eles passaram a direcionar suas atividades para os resultados, tornaram as relações com clientes mais objetivas e impessoais e utilizaram recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia.

Pinheiro Neto Advogados, Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados e Pinheiro Guimarães Advogados são os escritórios mais admirados do Brasil nas categorias full service, abrangente e especializado, respectivamente, de acordo com a análise.

Mas, afinal, quais são os fatores levados em consideração para a contratação de tais bancas? A reputação é o fator que mais pesa na hora de se contratar um escritório de advocacia — 90% dos entrevistados consideraram muito importante esse requisito. Em segundo lugar, ficaram a expertise no setor em que a empresa atua e a flexibilidade para negociação de honorários. Outros pontos considerados são o relacionamento pessoal com os sócios da banca e o valor dos honorários.

“Utilizar os grandes como exemplo é sempre o melhor caminho a se seguir”

 
Por outro lado, a principal queixa das empresas com as bancas diz respeito ao alto valor de honorários, à administração deficiente das bancas, à fraca formação dos advogados e à taxa de erros elevada.

Direcionar as atividades para os resultados significa gerir todos os aspectos do escritório como se fossem de uma empresa, o que verdadeiramente são. É preciso ter total controle sobre receitas e despesas, funcionários, fornecedores, custos das atividades, captação e retenção de clientes, e por aí vai.

Uma tecla que sempre batemos aqui na coluna é o uso de recursos tecnológicos no dia a dia da profissão. Softwares de gestão, plataformas para contratação de correspondentes, para auxiliar na captação de clientes e para controle de publicações, aplicativos para comunicar, digitalizar e encurtar distâncias. A tecnologia é hoje a maior aliada de qualquer escritório de advocacia.

A reputação não se constrói da noite para o dia. É preciso realizar muito networking, captar clientes relevantes e realizar sempre um excelente trabalho. Já a expertise pode ser atingida por meio de cursos de especialização e alianças com profissionais já especializados. Vimos também que saber negociar bem os honorários é fundamental para se captar os clientes. Nesse ponto tome bastante cuidado para não negociar honorários que não remuneram devidamente as atividades que serão desenvolvidas, sob pena de prejuízos financeiros.

É importante perceber que as queixas surgem justamente quando os pontos elencados como fator de decisão não são devidamente trabalhados. Utilizar os grandes como exemplo é sempre o melhor caminho a se seguir quando o objetivo é se tornar grande também. O meio jurídico está cheio de bons exemplos para serem seguidos, procure as suas fontes de ensinamento e inspiração e faça acontecer!

Abraços e até a próxima.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por