Lições do futebol que podem ser usadas na sua carreira jurídica

08/09/2017 às 12:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:28

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

O futebol é, indiscutivelmente, o esporte mais popular do Brasil, quiçá do mundo. Desde que Charles Miller descobriu no século XIX que chutar uma bola por um campo, com o objetivo de fazê-la ultrapassar um gol, poderia dar um jogo divertido, o futebol só cresceu em popularidade. Hoje, bilhões de pessoas ao redor do globo torcem pelas vitórias de seus clubes e se admiram com a habilidade dos atletas.

Isso tudo, claro, você já sabe, sobretudo se, como eu (um apaixonado pelo Atlético), você também for fã do esporte. Mas o que você talvez não saiba é que o mundo do futebol também traz algumas importantes lições de vida, que podem ser aplicadas em sua vida profissional como advogado. Ficou curioso em saber o que o futebol tem a ensinar para sua carreira jurídica? Confira:

Concentração

Não basta apenas ter talento com a “redonda”. O jogador que não disciplina seu corpo e mente para que seu foco esteja em ganhar a partida dificilmente será bem sucedido. Mesmo os craques precisam treinar por longas e exaustivas horas para que, na hora das partidas decisivas, seu foco esteja na vitória.</CW>[/TXT_COL] Da mesma forma, você pode até mesmo ser um advogado talentoso, do tipo que sabe recitar a Constituição de trás para a frente. No entanto, se você não mantiver o foco em cada caso que trabalhar e analisá-lo com cautela, certamente enfrentará grandes dificuldades. 

Estratégia

Grandes jogadas dentro de campo tornam-se ainda mais eficientes quando acompanhadas de uma estratégia bem pensada pelo técnico, que então é executada pelos jogadores. Levando uma série de fatores em consideração, como a preparação de seu elenco e as atuações pregressas da equipe adversária, o bom técnico consegue planejar uma escalação vencedora.

Cada caso jurídico necessita de estratégias distintas e bem estudadas para serem vencidos. Tente pensar em si mesmo como seu próprio técnico, e planeje sua atuação com cuidado, a partir da preparação do item anterior, a fim de conquistar o objetivo final.

Trabalho em equipe

Sendo um esporte coletivo, no futebol as vitórias costumam vir para as equipes mais entrosadas. Assim, se você trabalha num escritório de advocacia com outros parceiros, sabe que é sempre importante que seu “time” esteja unido e focado. Um escritório que aproveita os talentos de todos os membros, do estagiário ao profissional mais experiente, tem muito mais chances de ser bem sucedido!

Superação

Por fim, nós sabemos que, por mais preparada que esteja uma equipe, nem sempre a vitória vem como esperado. Jogos decisivos terminam em derrota, títulos escorregam por entre os dedos… E agora? Bem, agora é hora de levantar a cabeça e seguir em frente. “Bola para a frente”. 

Se certos casos se encerrarem com um veredicto desfavorável, não é hora de se desanimar com a profissão! Levante a cabeça, sacuda a poeira do corpo e procure entender por que motivo ocorreu a derrota, para que ela se torne uma valiosa fonte de aprendizado para seu futuro.

Abraços e até a próxima!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por