Liderança: como construir um time campeão de advogados

Advogado Moderno / 27/07/2017 - 06h00

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

Sabe-se que à frente de um grande time de advogados há sempre a figura de um líder, uma pessoa capaz de inspirar e movimentar a equipe em direção às metas e aos objetivos do escritório. Essa postura mental coletiva acaba fazendo com que o trabalho gere resultados mais eficazes.

É bom ressaltar, no entanto, que chefia e liderança são conceitos bastante distintos, ainda que compatíveis. Levando em consideração a importância do tema dentro da estrutura interna de uma sociedade de advogados, abordaremos pontos importantes a respeito do tema durante este artigo. Confira!

Qual a diferença entre liderança e chefia?

O chefe é o ocupante formal de um cargo ou uma posição hierárquica. O líder, por sua vez, é o indivíduo que possui um conjunto de características e virtudes que o habilitam a conduzir um grupo de pessoas ou um projeto de modo que os resultados tragam benefícios coletivos e difusos.

Pode-se dizer, assim, que ao chefe se obedece e ao líder se segue, procura e admira. Todo grande líder deve ter a capacidade de corrigir sem ofender e orientar sem humilhar, já que ele não precisa demonstrar poder. O poder do líder está justamente nas ideias e na inspiração que ele oferece. É importante destacar, porém, que nada impede que o chefe seja também um líder. Muito pelo contrário, o ideal é que o chefe seja ambos!

Qualquer um pode ser um bom líder?

Todos têm potencial para ser grandes líderes, mas nem todos estão preparados para efetivamente liderar. É preciso notar que a liderança é uma virtude, não um dom — ou seja, não se nasce com ela, mas é possível desenvolvê-la ao longo do tempo.

Claro, possuir experiência é um atributo fundamental para o líder, mas é preciso fazer a certa distinção entre experiência e tempo de serviço. Imagine que um homem devidamente habilitado há mais de 20 anos dirige seu automóvel esporadicamente, digamos que por cerca de dois dias na semana. Esse indivíduo pode não ser um motorista tão experiente quanto outro que dirige há apenas cinco anos, mas diariamente.

Como identificar um líder?

O líder é uma pessoa que tem uma insatisfação positiva, isto é, uma inquietude que o faz querer fazer sempre mais e melhor. Pode-se resumir essas características em uma única palavra: ambição. É preciso ter muito cuidado, porém, para não confundir ambição com ganância. O sujeito ganancioso quer sempre mais para si mesmo, a qualquer custo, enquanto o ambicioso quer o melhor para todos, dentro, claro, de um limite ético.

Outro ponto que merece ser mencionado é a sensibilidade. Muitas vezes a boa capacidade de liderança é vista como uma arte, e essa comparação não se fez à toa. O líder deve ser sensível a ponto de enxergar além do óbvio. Ou seja, ele deve ter o diferencial de analisar questões sob diversos enfoques, pensando fora da caixa.

Abraços e até a próxima!

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários