Não seja um babaca!

24/08/2016 às 20:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:32

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem? É com muita preocupação que vejo as inúmeras características negativas atribuídas aos advogados, algumas delas injustas e generalizadas e outras não. Em nossas empresas, atendemos milhares de colegas por e-mail e percebemos que alguns se encaixam perfeitamente no estereótipo do mau advogado – o que é assustador. Muitos acreditam que, por estarem protegidos pela impessoalidade das relações via Internet e por estarem conversando com um atendente supostamente desqualificado, podem se comportar como verdadeiros babacas.

Seguem algumas das características que você deve evitar a todo custo para ser um advogado admirado, honesto e de sucesso:

Desrespeitoso – Independentemente do interlocutor e do contexto, seja sempre respeitoso. O advogado deve ser um conciliador e pacificador por natureza e, para isso, respeitar é fundamental. 

Ameaçador – Muitos advogados já iniciam a conversa com ameaças, pelo simples fato de supostamente conhecerem as leis. É ridículo, conhecer as leis não garantem a razão e não colocam ninguém em posição de superioridade. Ameaçar é feio e pode até virar uma conduta criminosa. Tome muito cuidado.

Prolixo – É aquele que fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário. Em tempos de Judiciário abarrotado, chega a ser cruel com os operadores da Justiça petições longas, com citações em latim, excesso de repetições e falta de objetivo. Se quer ser lido e compreendido, seja claro e sucinto.

Confuso – Advogado gosta de falar e de escrever difícil. Gosta de dar inúmeras voltas para chegar ao mesmo lugar. Estude bastante, se prepare e evite confusões.

Obscuro – A falta de transparência mina qualquer confiança nas relações. Deixe bem claro para seus clientes e operadores da Justiça quais são os seus objetivos e métodos de trabalho.

Desonesto – Sim, meus amigos, temos advogados desonestos. Muitos, até hoje, chegam ao absurdo de se apropriarem indevidamente dos valores que seus clientes têm a receber. Creio que não preciso tecer maiores comentários neste ponto. Se você não é honesto, não serve para a profissão. 

Indiferente – O problema do cliente é o seu problema, e não apenas o seu ganha-pão. Os servidores do Judiciário podem ser tão ou mais qualificados do que você e também merecem o seu respeito e atenção. Ouça e verdadeiramente escute, antes de começar a falar.

Esperto – “Advogado bom é advogado esperto”. Mentira. Advogado bom estuda bastante, se prepara e não precisa bancar o esperto para atingir os objetivos almejados.

Arrogante – O profissional do Direito não é melhor e nem mais preparado do que os outros profissionais. Conhecer as leis, usar roupas alinhadas, falar difícil, nada disso te faz uma pessoa melhor. Portanto, não seja arrogante em nenhuma situação.

Malandro – “Ô malandragem, dá um tempo”. Lugar de malandro, no Brasil que queremos ser, é na cadeia. 

Abraços e até a próxima!


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“Alguns se encaixam perfeitamente no estereótipo do mau advogado – o que é assustador”
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