O futuro está aqui. E você, o que vai fazer?

17/04/2018 às 21:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:24

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?
Todos sabemos que nossa sociedade passa por profundas transformações políticas, sociais, econômicas. Vivemos, afinal, um período de grandes mudanças na forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que habitamos. E um dos principais causadores de tais mudanças é a enorme evolução tecnológica. Pense, afinal, em como era a sua vida a 15 anos. Ou a dez anos. Ou mesmo a cinco anos atrás. Havia uma série de diferenças consideráveis, não é? Talvez não utilizasse ferramentas que hoje nos parecem essenciais, como Netflix, WhatsApp, Uber e Spotify, certo?

Tais aplicativos, claro, já existem há um bom tempo. A Uber foi fundada em 2009 (o mesmo ano de lançamento do WhatsApp) e logo nos anos seguintes já fazia suas primeiras viagens em cidades americanas. Já a Netflix começou a fazer seus primeiros streamings de vídeo em 2007, tendo sido fundada como um serviço de locação de DVDs pela internet dez anos antes, ao passo em que o Spotify existe desde 2006. Por fim, o Facebook existe desde 2004, o YouTube saiu um ano depois e o Instagram foi lançado em 2010. Naquela época, porém, todos eles eram bem menos populares, o que significa que, a menos de dez anos , você nem imaginava que um dia os utilizaria rotineiramente.

O meu ponto aqui é: a sociedade evoluiu num período de tempo muito rápido na forma como se relaciona consigo mesma e com o mundo, graças à tecnologia. Hoje, talvez, já exista ou estejam sendo desenvolvidos novos aplicativos que tornarão nossa vida muito diferente daqui a cinco anos do que é hoje.

E o Direito, claro, não ficará imune a isso. Nossa profissão também certamente passará por profundas modificações para melhor se adaptar à era digital em que vivemos. Não, não estou dizendo que surgirá algum aplicativo que fará pela advocacia o que a Netflix fez com as locadoras tradicionais - afinal, sempre vamos precisar de um defensor jurídico para garantir nossos direitos. Por outro lado, o advogado precisará aprender e desenvolver novas habilidades, que poderão ser úteis no futuro.

A nova mentora de nosso programa semanal Juris Mentoring, Lisandra Thomé, irá abordar este assunto. Em série de vídeos que serão postados semanalmente no canal do Juris Correspondente no YouTube, ela irá abordar as mudanças que o Direito tem enfrentado para coexistir em meio à evolução tecnológica. A mentora também detalhará as habilidades que os advogados precisarão desenvolver nos novos tempos. Trata-se de uma porta de entrada, portanto, que você pode utilizar para a modernização de sua advocacia. O primeiro vídeo desta série já está no ar, e você pode assisti-lo em nosso canal. Basta copiar e colar o seguinte link em seu navegador: http://bit.ly/JurisnoYouTube.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por