O mercado está saturado? Destaque-se!

Advogado Moderno / 09/11/2017 - 06h00

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?
O artigo abaixo foi escrito há algum tempo, porém, creio que ele continua atual e relevante em suas dicas para ajudar jovens profissionais jurídicos a se destacarem no mercado. Por isso, compartilho novamente o texto:

É de conhecimento geral que o meio jurídico está com excesso de contingente. Com mais de mil faculdades disponibilizando cursos de Direito pelo país, o número de recém-formados dispara e não é à toa que a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impõe uma prova para a obtenção do registro adequado.

Mas será que após a aprovação nesse exame o novo profissional terá seu futuro assegurado? Longe disso! O mercado na área é extremamente competitivo e, para conquistar os melhores cargos, é preciso obter destaque em meio a tanta concorrência. A boa notícia é que existem caminhos possíveis e certeiros para especializar-se, adquirir mais conhecimento e conseguir uma boa posição no mercado. Confira:

Crie uma excelente rede de contatos:
Talvez a dica mais importante e essencial para o novo profissional seja essa: crie uma imensa network, ou seja, uma ampla rede de contatos no meio. Em uma área em que se busca cargos de confiança e capacidade assegurada, ser indicado por alguém pode ser o caminho mais curto para atingir aquele cargo que tanto almeja. Pessoas que conhecem seu valor e sua capacidade serão seus melhores promotores na hora de algum escritório avaliar se seus serviços valem ou não à pena.

Zele pela sua reputação:
A avaliação do valor do advogado está, talvez mais do que em qualquer outra profissão, na reputação construída pelo profissional, tanto no meio jurídico como em sua vida pessoal. Agindo com ética e moderação, você pode atingir o prestígio que merece em seu meio. Construir uma boa imagem é imprescindível desde o começo de sua atuação na carreira.

Tenha boa comunicação:
Nem pense em advogar se você não sabe se comunicar. Treine, faça cursos, leia, improvise no espelho, mas tenha boa capacidade de comunicação. Falar e escrever com clareza, objetividade e educação é mais do que uma opção, é uma obrigação nesse ramo.

Seja inovador:
Embora o mundo jurídico seja, em geral, extremamente conservador e tradicional, destaca-se também quem – além de ética e conhecimento – possui ousadia. Buscar fazer de forma distinta aquilo que os outros tratam como ordinário certamente atrairá olhares e admiração para você. Fuja dos dogmas quando tiver convicção e inove nas soluções. É isso que qualquer empregador esperará de um novo contratado.

Dispare para o sucesso!
Não importa o quão saturado esteja um meio ou quão competitivo esteja o mercado – aqueles que demonstrarem capacidade e ética sempre serão valorizados. Alguns dos hábitos que podem contribuir são tão simples que não será nenhum trabalho adotá-los. Com competência, muito estudo, esforço e vontade de crescer, o seu destino não poderá ser outro: o sucesso!
Abraços e até a próxima!

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários