O seu conhecimento vale dinheiro!

05/10/2016 às 20:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:07

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Atualmente, cerca de 100 milhões de brasileiros têm acesso à Internet. Isso faz com que incontáveis relações jurídicas aconteçam no ambiente online diariamente, tais como transações realizadas via comércio eletrônico e bancos virtuais, prestação de serviços, veiculação de propagandas, relacionamentos pessoais, enfim, por meio de nossos smartphones, todos estamos literalmente conectados 24 horas por dia.

Nesse contexto, tenho observado um comportamento que cresce vertiginosamente. Tal qual na área médica, as pessoas têm buscado informações sobre os seus problemas jurídicos na Internet.

Os assuntos mais procurados são os relativos à pensão alimentícia, aposentadoria, inventário, previdência social, divórcio e direitos do consumidor, o que não quer dizer que temas menos buscados também não sejam relevantes. Imagine todo esse volume de pessoas vivendo, consumindo e mantendo relações, quantas situações jurídicas não enfrentam ao longo de uma vida e nas mais diversas áreas?

“Ok, Tomaz, e o que eu advogado tenho a ver com isso?” Eu respondo: tudo! Se essas pessoas estão buscando informações jurídicas na Internet quem deve fornecê-las é o advogado, pois você é o especialista nos assuntos que elas estão pesquisando. “Entendi, Tomaz, e o que eu ganho com isso?” Ganha tanto que fica até difícil de mensurar. Se você está sendo lido, passa a ser referência e autoridade no tema. Uma vez notório o seu conhecimento, os clientes começarão a vir até você. Já pensou?

Uma vez notório o seu conhecimento, os clientes começarão a vir até você. Já pensou?

  

Eu tenho certeza que a Internet apresenta um cenário muito promissor para a advocacia. Além da digitalização do universo jurídico que tanto beneficia a classe, por meio de softwares para gestão do escritório, para contratação de correspondentes, para gestão da vida pessoal e dos processos, a captação de clientes também será muito favorecida.

A OAB não veda ao advogado a publicação de conteúdo pela Internet. Não estamos falando aqui de propaganda, e sim do fortalecimento de um nome ou marca através do ganho de autoridade adquirido por aquilo que você diz e informa, fruto de seu estudo, experiência e esforço.

“Excelente! E como eu faço para começar a aparecer nos resultados das pesquisas realizadas pela Internet hoje mesmo?” Um primeiro passo, é a publicação de artigos sobre os assuntos que domina e que podem ser de interesse dos cidadãos. Destaco que, além das redes sociais e dos blogs, existem plataformas e sites especializados nesse formato de publicação. São eles o medium.com, o jusbrasil.com.br e agora, mais recentemente, o dubbio.com.br. O Dubbio permite que o advogado publique artigos para os cidadãos, visando identificar e captar eventuais clientes por meio de conteúdo informativo. Além disso, o advogado pode responder aos casos jurídicos enviados pelos leitores.

E você, já compartilha o seu conhecimento com o mundo? Divida as suas experiências conosco.

Abraços e até a próxima!

 *Advogado e empreendedor mineiro, fundador dos sites Juris e Dubbio.

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