Orgulho de ser advogado

11/08/2016 às 11:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:18

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem? Hoje, Dia do Advogado, resolvi republicar uma coluna do início do ano que considero super adequada para o momento, acompanhe!

Infelizmente, uma das atividades mais desvalorizadas atualmente é a advocacia. E, o mais assustador, é que essa desvalorização começa no próprio meio jurídico. Grandes escritórios captam os principais clientes, muitas vezes se valendo de relações políticas ou cargos importantes para alcançarem esse objetivo. Seus diretores e sócios majoritários não têm o menor interesse em dividir esse bolo: oferecem baixos salários, poucas oportunidades de carreira e quase sempre registram seus advogados como sócios para burlarem direitos trabalhistas.

A OAB muitas vezes também não colabora. O atual Código de Ética da Advocacia, publicado no final do ano passado, pouco evoluiu em relação aos anteriores, ou seja, continua “jurássico”! As restrições à publicidade do advogado continuam inúmeras e em dissintonia com as tecnologias atuais. 

Por fim, o próprio advogado também não se valoriza. Não cobra por consultas e não faz valer as Tabelas de Honorários das OAB’s. Além disso, para abrir e administrar um escritório ou carreira, é necessário estudo contínuo e nas mais diversas áreas. Um gestor de escritório, por exemplo, precisa entender de administração, contabilidade e marketing. Alguns colegas não se preocupam com isso.

Todo esse cenário negativo faz com que muitos abandonem a profissão ou fujam para os concursos públicos, excessivamente valorizados, diga-se de passagem. Esquecem-se de que uma carreira na advocacia pode ser muito mais interessante e promissora!

“Mas, Tomaz, como reverter esse quadro?”

Em primeiro lugar, tenha orgulho de ser advogado! A advocacia é umas das profissões mais antigas, nobres e edificantes. O advogado é peça fundamental para a organização e bem-estar de qualquer sociedade. Somos os operadores do Direito, os garantidores da justiça e da ordem. Muitos veem o advogado como um inimigo, como alguém a ser evitado e não como um importante aliado! Gente, todos, em algum momento da vida, precisaremos do auxílio de um advogado. Como, portanto, não imaginar um cenário sempre promissor para essa atividade?

Com isso em mente, esqueça-se das crises, das críticas e das dificuldades! Clientes em potencial existem em todos os lugares. Se o seu problema for estrutura, considere dividir espaço com outros colegas. Não deixe que nada se torne obstáculo para que você capte clientes e faça bastante dinheiro na advocacia.

Para finalizar, seguem algumas dicas “matadoras” para você obter sucesso na profissão: 

- Faça com que os outros ganhem dinheiro: Muitos processos ou consultorias trazem (ou evitam a perda de) dinheiro para o seu cliente. Aprenda a ganhar dinheiro junto com ele;

- Ajude as pessoas a solucionar os próprios problemas:Conheça as questões apresentadas e proponha soluções;

- Auxilie as pessoas a terem autoconfiança, elas tendem a desistir facilmente.

- Convença o seu cliente de que vale a pena lutarem juntos pelos direitos dele.

Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por