Os livros de cabeceira do advogado empreendedor

20/07/2016 às 19:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:23

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem? Para começar, considero importante externar uma máxima que carrego dentro de mim: todo advogado é, ou deve procurar ser, um empreendedor. Agora, para fazer sucesso, é preciso certa experiência, que será adquirida com muito trabalho e estudo. Eu já li alguns livros inspiradores para quem quer se aventurar neste grande desafio que é exercer a advocacia moderna. Quer dicas? Então acompanhe as sinopses dos meus quatro favoritos:

O Segredo de Luísa
Em minha opinião, este é o livro básico para todo empreendedor ou advogado iniciante no assunto. Nele, o empreendedorismo é ensinado através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens carismáticos. [/TXT_COL]Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela procura ensinar passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. O livro tem como objetivo oferecer a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

“Todo advogado é, ou deve procurar ser, um empreendedor”

O que a Google faria?
O sucesso da Google é singular. Neste livro, Jeff Jarvis mostra como pensar de maneiras novas, enfrentar novos desafios, resolver problemas com novas soluções, ver novas oportunidades e entender com outra perspectiva a estrutura da economia e da sociedade, ou seja, ver o mundo como a Google o faz. Ao longo da obra, o autor interpreta as regras ditadas pela Google com as quais devemos viver e fazer negócios em qualquer setor da sociedade, ilustra como essas leis podem ser aplicadas a diferentes empresas e analisa como o pensamento Google está afetando nossas vidas e o futuro.

A Estratégia do Oceano Azul
Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgn, o livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 empresários em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não revelavam o método dos bem-sucedidos. Ao longo da pesquisa eles perceberam que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

A Cauda Longa
Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da “Cauda Longa” em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente. E você, tem alguma dica de livro sobre empreendedorismo para nos dar? Compartilhe conosco.

Abraços e até a próxima!

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por