Recém-formado, evite estes erros!

13/04/2016 às 21:23.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:56

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem? Como muitos já sabem, também mantenho um Blog bastante lido no meio jurídico, o Blog do Juris. Ao longo deste ano trarei até vocês alguns dos artigos mais bombantes que já publicamos lá! São dicas incríveis elaboradas em parceria com a Rock Content. Acompanhe!

Depois de cinco anos de muito estudo e de enfrentar o exame da OAB, o advogado recém-formado depara com grande número de profissionais no mercado e uma competição acirrada. Por isso, para construir uma carreira de destaque e conseguir boas oportunidades, o jovem profissional precisa se dedicar muito, além de agir de forma estratégica. Para chegar ao seus objetivos, é importante não cometer alguns chamados “erros de principiante”, que podem prejudicar sua trajetória profissional. Para ajudar quem está começando, separamos algumas dicas!

1) Negligenciar o networking - Não investir em networking é um erro que muitos profissionais cometem, em especial no início da carreira. No início, como muitas indicações de trabalho vêm por meio de parentes e amigos, poucos advogados recém-formados se preocupam em acionar outros profissionais ou até ex colegas de faculdade. Dedique algumas horas da sua semana para a construção de uma boa rede de networking.

2) Não investir em apresentação profissional - A advocacia é uma profissão pautada na confiança. Por isso, desde a forma de se vestir até o site e papéis do seu escritório, tudo deve transmitir esse valor. Muitos profissionais recém-formados acham que investimentos como a elaboração de um bom logo para o seu escritório ou a contratação de um profissional para a construção de seu site não são itens essenciais. Contudo, não investir na apresentação profissional pode ser um grande equívoco que afasta potenciais clientes e parceiros.

3) Fazer tudo sozinho – Com a competitividade acirrada e a complexidade do mercado jurídico, tentar fazer tudo sozinho é um erro comum, que muitos jovens profissionais cometem. Cada vez mais, a sociedade vem assistindo a importância e a força das redes. Profissionalmente, isso não é diferente. Para conseguir clientes e trabalhos, você pode e deve firmar parcerias com outros colegas. Que tal falar com um colega que atue em um ramo distinto do seu e formar uma parceria fechando um percentual sobre a indicação de trabalho?

4) Deixar a especialização para depois – O Direito conta com uma série de áreas de especialização, com leis e dinâmicas de atuação próprias. O profissional que chega a um mercado competitivo como o jurídico sem buscar uma especialização corre o risco de demorar a conseguir notoriedade pela sua atuação e, consequentemente, deixa de ganhar clientes.

5) Não utilizar ferramentas de marketing – A internet tornou bastante acessíveis diversas ferramentas de marketing que podem auxiliar recém-formados a ganhar visibilidade e construir sua autoridade profissional. Por meio de um blog ou mesmo de uma página nas redes sociais, o advogado recém-formado pode (e deve) veicular conteúdo informativo com o objetivo de atrair potenciais clientes.

Abraços e até a próxima quinta!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por