Retrospectiva 2016: como advogar em tempos de crise?

28/12/2016 às 20:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:15

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem? Virada de ano é momento importante para planejarmos e analisarmos tudo o que fizemos no ano que termina. Por esse motivo, nas próximas semanas vamos relembrar os artigos de maior sucesso da coluna ao longo de 2016. Vamos lá?

Particularmente, eu não gosto da palavra “crise”. Prefiro “oportunidade”. Em tempos de crise é quando costumamos identificar as melhores oportunidades! Assim, o artigo de hoje traz até você 5 dicas importantíssimas para advogar e obter sucesso mesmo em momentos difíceis:

1. Identifique as áreas com mais demandas – Em um cenário de demissões em massa e fechamento de empresas algumas áreas ganham mais destaque: Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Societário e Direito Sindical. Além disso, com a recessão econômica, o endividamento aumenta e os calotes também! A área de Direito do Consumidor se torna ainda mais relevante.

2. Facilite o pagamento dos serviços prestados – Um advogado não captará clientes cobrando valores que eles não podem pagar. Por esse motivo, é importante negociar, tendo sempre em mente um valor mínimo aceitável. Essa negociação, inclusive, pode ser para pagamento a prazo. Considere receber uma entrada e um valor ao final da ação em caso de êxito, por exemplo. Use a Tabela da Ordem como base, avalie bem os custos do serviço que irá prestar e não dê uma resposta imediata.

3. Enxugue os custos do escritório – Digitalize todos documentos internos, tais como arquivos de processos, contas, documentos de clientes e assim por diante. Custos com papéis, impressões, Correios e espaço interno diminuirão consideravelmente. Controle todas as despesas que correm por conta do escritório e as que correm por conta do cliente. Reduza gastos desnecessários. Se a sua estrutura for pequena ou grande, considere dividir espaço e infraestrutura com outros advogados em um formato de coworking.

4. Desenvolva parcerias – Aproxime-se de sindicatos, associações do comércio, de consumidores, igrejas, clubes e demais associações de pessoas com interesses em comum. Nesses locais o advogado encontrará inúmeros cidadãos com problemas semelhantes e poderá captar clientes em massa. Advogar para várias pessoas sobre um mesmo assunto maximiza ganhos com essas ações.

5. Atue como Advogado Correspondente – Advogado Correspondente é aquele que presta serviços para outros advogados ou escritórios. Os serviços podem variar dos mais simples, como tirar cópias de processos, até os mais complexos, como participar de audiências. Naturalmente, o valor dos honorários irá variar de acordo com o tamanho e a dificuldade da diligência. A advocacia correspondente pode garantir tanto uma renda extra, para o caso dos advogados mais experientes, quanto os primeiros honorários, para os profissionais ainda no início da carreira.

Não se deixe abater pelo cenário de crise. Aja proativamente a aproveite as oportunidades que surgirão!

Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por