Seja um advogado moderno

07/06/2017 às 17:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:58

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

Você já reparou que o nome desta Coluna é Advogado Moderno? “Ok, Tomaz, já sei. Mas, afinal, como me tornar um?” Sinceramente, eu não acho difícil responder. Em uma profissão ainda tão conservadora em vários aspectos, muito pode ser feito para modernizar a sua advocacia. Confira.

- Faça amplo uso de softwares, aplicativos e plataformas:

Atualmente, existem inúmeros recursos digitais que facilitam a vida do advogado: softwares para gestão do escritório; aplicativos que digitalizam documentos, encurtam distâncias ou agilizam conversas; plataformas para acompanhamento de publicações, buscas de correspondentes e por aí vai. Advogados que utilizam a tecnologia a seu favor economizam muito tempo e dinheiro, tanto que você nem imagina!

- Utilize um linguajar mais simples:

A comunicação instantânea não permite que o advogado continue prolixo. As pessoas têm pressa e falta tempo. Além disso, o Judiciário está abarrotado e, por esse motivo, as análises processuais estão mais superficiais e dinâmicas. Quem não é claro e objetivo não é mais ouvido.

- Construa uma extensa rede de contatos:

LinkedIn, Twitter, Facebook, Whatsapp, Snapchat, Instagram e muitos outros! Precisa dizer mais alguma coisa? Nunca foi tão fácil manter e adquirir contatos.

- Desenvolva um conhecimento multidisciplinar:

Advogado que não sabe administrar não pode ter escritório. Advogado que não sabe fazer conta não sabe cobrar. Advogado que não sabe vender não consegue captar clientes. Advogado tem que saber um tantinho de tudo! Não duvide disso.

- Seja proativo:

Quem fica parado não sai do lugar: Quem só espera nunca alcança. Quem apenas obedece às ordens não cresce na carreira. Faça, aja e, principalmente, solucione!

- Use roupas mais informais:

“Moro, num país tropical!” Terno e gravata, nesse calor, sinceramente, não tá com nada. Seus clientes hoje podem ser jovens empresários, profissionais liberais, artistas, atletas. Vista-se bem, sim, e de acordo com o cliente que irá conversar. Por outro lado, esqueça o excesso de formalidades. Muitos têm medo de advogado por isso.

- Seja dinâmico:

O mundo é um rolo compressor e a vida passa na velocidade da luz. A rotina do advogado é, por sua natureza, dinâmica. Audiências, prazos, conversas com clientes. Advogado que dorme a onda leva.

- Esteja disponível:

Não ser achado hoje é praticamente impossível. Literalmente todos carregamos um “GPS” em nossos bolsos e bolsas. Amigo, esteja sempre disponível. Advogados devem atuar como verdadeiros radares e devem captar clientes o tempo todo.

- Seja solidário:

A solidariedade abre portas, atrai pessoas, expande fronteiras. O advogado moderno é consciente, politizado e sem preconceitos. Já parou para pensar o quanto perdemos quando nos fechamos em nosso mundo e em nossas “verdades”? 

A sua vida pode mudar muito, e para melhor, quando você começar a enxergar outras realidades, novas oportunidades.

Abraços e até a próxima quinta!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por