WhatsApp Business: versão corporativa do app pode ajudar seu escritório de advocacia

21/02/2018 às 17:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:30

Tomaz Chaves *

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?
Imagino que você utilize regularmente o famoso aplicativo de envio de mensagens WhatsApp, certo? 
Devido à sua facilidade de uso, o app tornou-se campeão de downloads, e hoje é utilizado das mais diversas formas, seja para conversas pessoais, discussões em grupo e, claro, a trabalho. Muitas empresas de pequeno porte, afinal, vinham fazendo uso do aplicativo para contatar seus clientes, parceiros e fornecedores.

Pensando nisso, os responsáveis pelo aplicativo desenvolveram uma solução voltada especificamente para empresas. Trata-se do WhatsApp Business, uma versão do app lançada em nosso país em meados de janeiro passado. Ela conta com alguns diferenciais em relação à versão “original” do aplicativo, desenvolvidos para facilitar e otimizar o contato entre empresas e clientes.
Dessa forma, se bem utilizada, esta nova ferramenta poderia ser bastante útil para um escritório de advocacia que, afinal, precisa estar em contato constante com clientes, colaboradores, fóruns, servidores públicos, advogados correspondentes, entre outros.

No WhatsApp Business, você poderá criar um perfil para seu escritório e incluir informações úteis para quem precisar contatá-lo, como endereço físico, e-mail, horário de funcionamento, link para seu website e uma pequena descrição de seu negócio.

Além disso, com a ferramenta “Respostas Rápidas”, é possível salvar as mensagens enviadas mais frequentemente para que possam ser reutilizadas, o que é bastante útil para economizar tempo. Além disso, é possível criar uma mensagem de saudação para novos clientes, e uma de ausência para quando você não puder respondê-los. Finalmente, o aplicativo inclui também uma ferramenta de métricas, que lhe informará o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Em suma, trata-se de uma nova ferramenta que, aproveitando-se da popularidade construída pela versão original do aplicativo, agora visa estreitar o relacionamento entre empresas e consumidores. 

Embora não tenha sido desenvolvido pensando especificamente em escritórios de advocacia, o WhatsApp Business pode ser utilizado por estes a fim de otimizar os contatos com seus clientes. 
Hoje em dia, há uma grande variedade de ferramentas tecnológicas que podem ser úteis para facilitar o serviço do profissional jurídico, sem, contudo, ferir o Código de Ética da OAB. 

Cabe ao Advogado Moderno pesquisá-las, testá-las e, por fim, implementá-las em sua rotina diária, ou abandoná-las caso não se adapte ao seu uso. É assim que levaremos o Direito à Era da Internet. 
Abraços e até a próxima!

*Advogado e empreendedor mineiro, fundador dos sites Juris e Dubbio.

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