José Roberto Lima*

13/01/2017 às 11:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:24

Início de ano é tempo de planejar e de renovar as esperanças. Para quem pretende passar num concurso, não basta fazer inscrição e matricular-se numa escola preparatória. Também não basta comprar os melhores materiais didáticos.

Mass é incrível como muitos candidatos experimentam a sensação de serem aprovados pelos simples fato de tomarem essas atitudes. Ocorre que, passados alguns dias... nada de estudar. Os planos continuam para execução no dia seguinte... na semana seguinte... no mês seguinte... Quando você assusta, já chegou o dia da prova.

Os equívocos de muitas pessoas que sonham (apenas sonham) começam ao estabelecer uma meta inalcançável. Assim, caso não realizem o sonho (e em geral não realizam) são tomadas pelo desânimo.

O segundo equívoco consiste na dificuldade em sair das ideias para a ação. Outro equívoco consiste em não terem um “plano B”, pois não pensam na “Lei de Murphy”, isto é, na possibilidade de algo dar errado.

Finalmente, o pior dos equívocos: quererem resultados imediatos. Assim, quando decidem estudar, o fazem durante dez horas ininterruptas, acreditando que amanhecerão mais inteligentes. O resultado será o horror aos livros e apostilas. 

Alguns candidatos até conseguem estabelecer uma meta alcançável, conseguem sair das ideias para a ação e definem um “plano B”. Quanto ao prazo, já que estamos janeiro, em geral são estipulados para o fim de mais um ano.

Pois eu te convido para um prazo diferente. Deixe o ano de 2017 para o seu empenho nos estudos. Tenha como meta chegar em dezembro mais preparado para as provas e, como de resto, para a vida.

Mas deixe para colher resultados depois que estiver bem preparado. Assim, em vez de te desejar apenas um feliz 2017, eu te desejo um feliz 2018 e uma feliz Copa da Rússia.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”. Escreve aos domingos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por