Quando começa um concurso?

10/02/2017 às 19:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Num recente evento no Rio de Janeiro, em que palestrei para centenas de concurseiros, vários deles me perguntaram sobre os concursos mais esperados. “Quando será o da Polícia Federal”, perguntou um jovem. “E o do Tribunal de Justiça?”, quis saber outro. “Diga também sobre os concursos nos Tribunais Federais”, alguém sugeriu.

“Todos esses concursos já começaram”, respondi. “Como assim, Professor?!”, perguntaram e exclamaram ao mesmo tempo. “ E onde estão os editais? Não vimos nenhuma publicação de edital”

“Mas vocês querem saber sobre os concursos que já começaram ou sobre os que estão terminando?”

Eles ficaram sem entender a minha observação e prossegui nos argumentos: “vocês acham que um concurso começa quando o edital é publicado? Esta é a reta final.” 

Antes disso, a repartição que necessita recompor ou ampliar os seus quadros já terá dado muitas dicas nesse sentido. Em geral, os trâmites passam pelo Poder Legislativo, seja ele federal, estadual ou municipal. 

Depois são tomadas providências de provisão dos recursos financeiros para pagamentos dos salários dos futuros concursados. Isso costuma ocorrer um ou dois anos antes da efetiva publicação do edital.

As informações sobre esses procedimentos, como regra geral, estão disponíveis para consulta. Aliás, as escolas preparatórias mais conceituadas buscam esses dados e antecipam a formação de turmas, fazendo com que seus alunos saiam na frente nesta corrida.

“E vocês acham que um concurso começa com a publicação do edital!?”. Essa frase minha fez a plateia pensar.

Quando o edital é publicado, você deve iniciar as revisões dos conteúdos. É certo que muitos candidatos iniciarão os estudos somente nesta fase. Mas você, leitor, que quer realmente fazer a diferença, comece a estudar bem antes da publicação do edital.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”. Escreve aos domingos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por