É hora de ser pai

10/08/2018 às 18:17.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:52

Guilherme Lanna Reis*

Uma recomendação que ouvimos é a de aproveitar ao máximo a infância dos filhos, pois ela passa rápido. Ao rever fotos dos meus, agora com 7 anos, me assustei com o crescimento deles. Sendo assim, procuro desfrutar, com consciência, o tempo que passo com eles. Como são trigêmeos, o desafio é maior. Quando os filhos são de idades distintas, o que se deixou de viver com o mais velho poderá ser desfrutado com os mais novos, o que não ocorre no meu caso.

Sou professor universitário e pequeno empresário. Durante a semana, minha jornada profissional ocupa os três turnos. Há dias em que somente convivo com os filhos durante o preparo e percurso a pé para a escola. Vamos de mãos dadas conversando. Procuro fazer dos momentos que passo com eles os mais agradáveis, para termos felizes recordações e cultivar um bom vínculo e, consequentemente, uma relação de confiança, fundamental na idade adulta.

Minha esposa é médica e trabalha em alguns finais de semana. Nessas ocasiões, fico sozinho com as crianças, com demandas da casa e da profissão. Procuro, então, conciliar as diferentes necessidades e ainda conduzir bem as situações com os filhos. Às vezes, mesmo sentindo-me cansado, me esforço para controlar minhas reações de impaciência e pressa.

Na medida do possível, procuro não desestimular iniciativas deles, como a de auxiliar na cozinha. Dou a eles tarefas como a de preparar tempero no pilão, buscar ingredientes, amassar o pão etc. Juntos na cozinha, aproveito para fazer reflexões com eles sobre o valor do trabalho dos pais para fazer as compras e desfrutar de um prato gostoso. Uma tentativa de ensinar o sentimento de gratidão.

Recordo uma ocasião em que voltava da faculdade, tarde da noite, com um pacote de provas e tive que passar na farmácia. Refleti sobre a vida de um “pai-professor”: em uma mão um pacote de provas; e, na outra, um de fraldas. 
Assim, em meio às tarefas do dia a dia, vivo intensamente a vida de pai, procurando observar, sentir, conciliar e equilibrar.

*Professor, micro-empresário e pesquisador de Logosofia.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por