A carreira em TI

24/05/2017 às 18:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:42

Raphael Gomide*

A Tecnologia da Informação (TI) está muito presente no cotidiano, seja através do aumento da eficiência em processos burocráticos, redução de erros ou até mesmo na melhoria da qualidade de vida da população. Mesmo com a crise econômica atual, a TI continua em expansão. Quem acompanha o mercado sabe que novas oportunidades de trabalho em TI surgem todos os dias. Cabe a nós sermos profissionais qualificados para assumi-las. Quanto à carreira, é possível resumi-la em três: setores privado, público e empreendedorismo. 

No setor privado, trabalha-se ou com carteira assinada conforme a CLT ou como pessoa jurídica prestadora de serviços. Existem excelentes profissionais especializados no que fazem e que ganham ótima remuneração. Entretanto, há um esforço considerado para tal – qualificações, experiência e certificações são mandatórias. Por outro lado, em tempos de crise, há muitas demissões. Isso é um indicador de que é importante se manter atualizado, continuar estudando e buscando novas qualificações sempre.

No setor público, o profissional deve prestar concurso para poder então conseguir um cargo. Isso exige muita dedicação aos estudos. Nesse setor há um certo preconceito: dizem que funcionário público é preguiçoso, que não trabalha direito e que está no cargo somente pela estabilidade. Isso deve ser combatido! O profissional está prestando serviços ao cidadão, direta ou indiretamente. O cidadão é o seu patrão. Ser reconhecido por um sistema eficiente ou uma administração de infra-estrutura robusta para que os serviços essenciais à população sempre estejam online não tem preço.

Como empreendedor, é possível atingir o melhor dos mundos – realizar sonhos, se aposentar precocemente e alcançar uma boa estabilidade financeira. É claro que nada disso vem de graça. É preciso força de vontade, muito trabalho e, principalmente, ideias inovadoras.

Como profissional de TI, é possível trabalhar em qualquer lugar, pois empresas que perduram possuem pelo menos um funcionário de TI, que pode cuidar dos sistemas, da infra-estrutura e, inclusive, dar treinamento aos demais colegas. Ter curso superior, qualificações, experiência e certificações especializadas são essenciais para conseguir um bom emprego, um bom cargo ou para empreender. 

O período em faculdade não consiste somente em aprender as disciplinas e ter boas notas. Se você é comunicativo, interage bem com os colegas e professores você faz um networking que pode ser levado para a sua vida profissional. Se você é um bom aluno, adquire experiência com estágios e tem um bom relacionamento com todos, será lembrado por um professor que necessitar contratar um funcionário para sua empresa ou que for perguntado sobre alguma indicação. Essa é uma excelente forma de se iniciar uma carreira de sucesso! 

(*) Pós-graduado em Software Livre Aplicado e professor dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet da Faculdade Promove

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por