A lição de Mário Soares

20/01/2017 às 20:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Aristoteles Atheniense*

Na sua única vinda a Belo Horizonte, o ex-presidente Mário Soares foi recepcionado por expressivas figuras da colônia portuguesa, em evento realizado no Othon Palace.

Convidado a comparecer àquele encontro, na condição de presidente da OAB/MG, com ele troquei impressões sobre o seu país. Impressionou-me o destemor daquele advogado corajoso, que assumiu a defesa da família do general Humberto Delgado, trucidado pela PIDE salazarista, juntamente com uma brasileira, na fronteira com a Espanha.

Na porta do hotel havia um aglomerado organizado por João Pereira da Silva, gerente de João Champalimaud, que inaugurara uma indústria de cimento em Vespasiano. O grupo ostentava cartazes e promovia vaias de repúdio a Soares, pela posição que assumira contra o regime anterior.

Encontrava-me a caminho de Lisboa, quando soube da morte de Mário Soares em 7 do corrente. Também, em 2015, estava na capital lusa quando faleceu sua esposa, Maria Barroso.

Em 1974, com a eclosão da “Revolução dos Cravos”, Mário Soares retornou a Portugal, vindo a tornar-se Primeiro-Ministro (1976 /1978 - 1983 / 1985) e, mais tarde, Presidente da República (1985) em dois mandatos.

Segundo Soares, “só é vencido quem desiste de lutar”. Este foi o seu lema, tornando-se a mais importante figura da política de seu país, equiparando-se a socialistas do porte de Mitterrand, Willy Brandt, Olof Palme, Harold Wilson.

O ex-presidente espanhol, Felipe González, deixou consignado no livro de condolências: “Soares vai ser sempre uma referência não só pelo seu pensamento político, mas por sua coragem, por sua paixão pela liberdade e pela justiça social”.

Pela segunda vez em dois dias, presenciei um carro de cavalos brancos desfilando pelas ruas de Lisboa com os restos mortais do político. O momento mais emotivo foi quando passou diante da sede do partido, onde uma multidão lançou flores vermelhas e amarelas sobre o féretro.

O carro, que partiu do Mosteiro dos Jerônimos, onde se celebrou o funeral, dirigiu-se ao Cemitério dos Prazeres. Mário Soares foi sepultado no nicho 3820, o mesmo em que se encontra a sua companheira Maria de Jesus Barroso, que gostava de rosas amarelas.

(*) Advogado e Conselheiro Nato da OAB, diretor do IAB e do IAMG e presidente da AMLJ 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por