Aquecimento do mercado aéreo em Minas

14/08/2017 às 19:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:04

Aroldo Rodrigues*

Minas Gerais é conhecida nacionalmente pelos trens que cortam nossas belas montanhas, mas há algum tempo o estado vem ganhando relevância no mercado aéreo nacional. O novo aeroporto de Confins, agora com capacidade para receber cerca de 22 milhões de passageiros por ano, se consolidou como um importante Hub (centro de conexão de voos) da aviação comercial brasileira.
Após turbulências nos anos de 2015 e 2016, atualmente o cenário para o setor se mostra mais favorável, o dólar se encontra relativamente estável e a economia dá sinais de recuperação.
Sem operar em Confins desde janeiro de 2015, a Avianca já está pronta para retomar seus voos na próxima segunda feira, 21. Serão quatro frequências diárias ligando Confins a Guarulhos, rota muito requisitada, principalmente pelo público corporativo. 
A Azul aposta no estado para ampliar suas rotas internacionais. Se aproveitando da grande capilaridade que tem, a companhia volta a utilizar Confins para centralizar os voos internacionais. Em março, lançou um voo direto para Buenos Aires. A Gol não ficou para trás e também criou uma frequência que liga a capital mineira à capital argentina.
Mais recentemente a Azul anunciou que retomará os voos para Orlando a partir de dezembro. Com um horário estratégico que viabiliza várias conexões, o voo a Orlando servirá não só para os mineiros, mas também a quem chega de locais como Salvador, Vitória e Brasília, além de Buenos Aires, na Argentina.
Mas não é só a aviação de grande porte que cresce no estado. Os voos regionais também estão em expansão. A Passaredo Linhas Aéreas , enxergou nas rotas regionais uma oportunidade para ampliar suas operações. No último dia 9 a companhia solicitou a ANAC autorização para atender as cidades de Uberlândia e Governador Valadares, com voos de ida e volta partindo da Pampulha. 
Para  Valadares este voo coroa os esforços para a melhoraria da infraestrutura de navegação do aeroporto e representa a quebra de monopólio da Azul, que até então opera sozinha na cidade do Vale do Rio Doce. A companhia também firmou publicamente o compromisso de uma ligação diária entre Montes Claros e Guarulhos, pretendida para  setembro.
(*) Economista

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