Ataque os gargalos primeiro

17/02/2017 às 20:53.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:35

Mauro Condé*

A escassez é a mãe da criatividade e da inteligência. Ter escassez de recursos é melhor do que ter fartura. Na vida e nos negócios, ninguém tem recursos ilimitados para fazer tudo o que quer. É preciso escolher, é preciso definir prioridades para tomar a decisão certa sobre onde investir, onde gastar, onde atuar primeiro, sob pena de levar sua empresa à falência.

Se sua empresa sofre de escassez de recursos e você decide atuar, investir ou gastar onde não é o ponto mais crítico e a maior prioridade, em pouco tempo você terá que fechar as portas. Para definir a maior prioridade de gestão da sua empresa – vá em cima dos gargalos primeiro.

Para identificar os gargalos, imagine sua empresa dentro de uma pequena maquete miniatura em cima da mesa. Tire a tampa da maquete e aponte lá dentro onde você enxerga que as coisas mais param, ficam lentas ou empacam. Identifique o setor, a área, as máquinas, os equipamentos e os processos onde a sua produção mais atrasa, mais emperra e mais fica lenta. É lá que está o seu maior gargalo.

Permitir que qualquer outra pessoa de outra área que não seja gargalo faça melhorias ou investimentos vultuosos só vai piorar ainda mais a sua área gargalo e os problemas da empresa. Foque as melhorias e os investimentos nas áreas que são maiores gargalos até que elas o deixem de ser, ai sim pule para o gargalo seguinte. Lembre-se que a meta número um da sua e de qualquer outra empresa é GANHAR DINHEIRO.

E para ganhar dinheiro, você precisa fazer duas coisas em primeiro lugar: aumentar as suas receitas e reduzir os seus custos e despesas.

O lucro financeiro precisa ser proporcional à eficiência operacional e a produtividade da sua empresa, de tal forma que ela fique mais perto da sua meta.
O combate ao gargalo ajuda na meta de reduzir as despesas e os custos operacionais e o inventário, aumentando absurdamente os ganhos. Investir primeiro em áreas que não são gargalos piora ainda mais o nível de problemas da sua empresa ao fazer as outras áreas serem mais eficientes do que os gargalos.
Leia o livro A Meta de Eliayahu Goldratt como inspiração para esta tarefa. Descubra onde estão os gargalos de sua empresa e ataque-os com vontade para ganhar mais dinheiro.

*Palestrante, Consultor e Fundador do blog do Maluco

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por