Bem-vindos à selva da estratégia

20/06/2018 às 20:55.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:52

Erika Queiroga*

Mas, afinal, o que é estratégia? A essência da estratégia é lidar com a competição, é a unificação entre empresa e ambiente. O termo remete a situações em multinacionais, com grandes executivos, entretanto estratégia é condição para sobrevivência e desenvolvimento de empresas de qualquer porte. 

Formular estratégias é construir planos com direcionamento futuro. Uma empresa com visão estratégica constrói seu futuro pautado no presente, levando em conta sua série histórica. Ou seja, o passado influencia o presente e o presente por consequência afeta o futuro. 

Formular estratégias aborda três princípios básicos: planejar, implementar e controlar. O desenvolvimento de uma empresa, está diretamente ligado a um planejamento acurado, assim como a excelência do planejamento depende que o mesmo seja colocado em prática. O controle trata do monitoramento, mensuração dos resultados de acordo com o previsto, com o esperado. Esse modelo permite ao gestor agir com acurácia no momento adequado. Um gestor não tem “bola de cristal” para fazer previsões, mas tem como responsabilidade antever os fatores que poderão afetar seu negócio e implementar as estratégias necessárias para minimizar os riscos e impactos negativos.

A estratégia é chave para o sucesso organizacional. O mercado é altamente mutante e criar um diferencial sustentável é desafiador. Entretanto, as ações estratégicas da empresa permitem criar um diferencial competitivo, sustentável e perceptível pelo cliente.

Para entender a grandeza da estratégia, podemos fazer uma analogia com o corpo humano. Imagine o corpo humano sem o coração? Isso não é possível. Trata-se de um órgão vital, primordial para o funcionamento do conjunto. Assim, uma empresa sem estratégia segue sem direção na selva empresarial, sujeita a todas as intempéries mercado-lógicas. Não conhece suas forças, portanto não identifica as oportunidades. O que prepondera são suas fraquezas, os riscos de o negócio sucumbir são exponenciais.

A estratégia permite estruturar o futuro da empresa, mensurar riscos, maximizar forças e atacar as fraquezas de seus concorrentes. Impacta em maior visibilidade da empresa no mercado, drena a capacidade para o que realmente vai gerar resultados e agregar valor. 

No cenário atual, se posicionar estrategicamente é a verdadeira forma de se diferenciar da concorrência e criar valor percebido. Viabiliza a execução do negócio com foco no cliente, proporciona agir na hora certa e assim criar sinergia da empresa com o ambiente.

A estratégia é uma necessidade de qualquer empresa para se consolidar e se destacar no mercado. “Uma empresa sem estratégia corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência (PORTER, 1989).

*Docente do curdo de Administração – Faculdade Promove

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por