Boa ideia, um supermercado gratuito

08/05/2017 às 18:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:28

Mauro Condé*

Criatividade é a capacidade que o ser humano tem de criar algo novo e diferente do que existia antes. Inovação é a capacidade que o ser humano tem de transformar sua criatividade em uma mina de ganhar dinheiro, diz a regra do mercado.

Transforme suas ideias criativas em máquinas de ganhar dinheiro e será considerada uma pessoa altamente inovadora. Geralmente a criatividade surge de uma necessidade muito forte. Abaixo conto duas histórias que demonstram de onde surge a inovação:

Um garoto britânico de 13 anos comprou um videogame pela internet e durante um mês passou noites em claro na expectativa de receber seu jogo pelo correio. Um belo dia ele recebeu um telegrama exigindo que fosse até a agência dos correios (que ele tanto criticou durante os dias de espera) para retirar sua encomenda devolvida pelos carteiros depois de três tentativas de entrega com a casa vazia.

Ele protestou com os pais – nos dias em que os carteiros passaram por sua casa para entregar o jogo ele estava lá ou na garagem, ou no banho ou no vizinho do lado. Ele só não ouviu a campainha tocar. Então ele teve uma ideia genial e criativa – criou uma forma de conectar a campainha da sua casa ao seu celular e assim nunca mais perderia nenhuma encomenda. O garoto foi altamente criativo e seu pai foi super inovador ao transformar a ideia do filho de ligar a campainha ao celular num produto que tem vendido muito.

Na outra história, uma empresária australiana conseguiu inovar em cima do conceito de inovação ligado ao retorno financeiro – ela abriu um supermercado gratuito, onde cada um pega o que quer. Mais do que ganhar dinheiro, ela queria agir no combate ao desperdício de alimentos e criou o conceito do supermercado gratuito, onde as pessoas pegam o que precisam e ou doam o que podem.

Neste supermercado gratuito tem de tudo. São produtos próximos da data de validade ou considerados com algum pequeno defeito sem efeito colateral cujo destino poderia ser eventualmente o lixo. Ela os recolhe, os separa, os reaproveita e dá tudo de graça para pessoas que não podem pagar. Veja esta ideia em prática pelo link (ozharvest.org/market)

Estas ideias criativas mostram que a inovação é uma moeda de dois lados – o que faz os criadores ganharem dinheiro e o que mostra que a Inovação não tem preço.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por