Chega de vandalismo

27/03/2017 às 20:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:54

Aristóteles Drummond*

Como não bastasse o clima de insegurança que vive o brasileiro – com medo da violência, da perda do emprego e do aumento do custo de vida –, um fator que tem deprimido o Brasil é a prática de se queimar coletivos, o que ocorre em todo o país. Para que a situação não fuja do controle, é necessário fazer algo efetivamente.

A impunidade impulsiona o ato criminoso, que, no fundo, é paga pelo povo sofrido, com a tarifa ou a menor oferta de transporte. Além de oferecer um quadro de descontrole da ordem pública. Portanto, urge a criação de uma vara criminal voltada a julgar casos de danos ao patrimônio ou ao serviço (caso dos ônibus) públicos e uma cadeia que acolha imediatamente os presos em flagrante. E mais: os empregadores dos vândalos detidos devem ser informados da transgressão imediatamente, podendo se constituir em justa causa a demissão. Ou seja, deve haver rigor mesmo, na defesa de um mínimo de respeito por equipamentos que prestam um serviço público.

As arruaças nos protestos não apresentam dados de prisões preventivas. O vândalo é preso e logo liberado. Assim, volta impune à delinquência. É preciso um registro policial e uma anotação que seja de domínio público. Proteção é intolerável.

Graças a Deus, a população já reage. 

A indisciplina está tomando conta do país. Nas escolas, nos estádios, nos coletivos, nas ruas. Este não é o Brasil que a maioria deseja. Uma escalada favorecida pela falta de autoridade na defesa do Estado, do cidadão, da lei que existe para ser cumprida. O povo ordeiro, trabalhador, sofredor, não quer saber deste “esporte” elitista, com forte apoio na chamada burguesia improdutiva, por acolher na sua maioria filhos da classe média que vive de mesada e da ausência de pais. O jovem oriundo das classes menos favorecidas está preocupado com o emprego, com sua segurança, de suas irmãs e namoradas, sob coação nas comunidades dominadas pelo tráfico.

As forças mais responsáveis da sociedade precisam acordar para esse quadro injusto, que agrava as dificuldades das famílias bem constituídas, que ainda são maioria nas comunidades populares de nosso país.

(*) Jornalista e escritor

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por