Clima Organizacional como fator de competitividade

03/05/2017 às 17:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:23

Andrea Arnaut e Jane Diniz Martins*

No mundo contemporâneo é patente a noção de que a manutenção da competitividade das organizações, em mercados altamente dinâmicos e globalizados, demandam alicerces de novos desenhos de estrutura, capazes de oferecer agilidade e flexibilidade. 

Uma empresa não é formada apenas pela alta administração e gerência intermediária. Seus resultados dependem do desempenho de todos os membros da organização, que quando estão alinhados com a estratégia e dispostos a apoiá-la contribuem para a superação dos obstáculos cotidianos.

O grande diferencial e a principal vantagem competitiva das empresas é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham, ou seja, pessoas não como recursos organizacional, mas como sujeitos ativos, dotados de visão própria.
Entretanto, para que aconteça uma visão estratégica torna-se importante um pensar coletivo, o que demanda educação empresarial, ou seja, a criação de espaços e situações para uma reflexão contínua sobre a realidade. A formação de equipes interdisciplinares e autônomas constitui-se um ganho organizacional com o planejamento estratégico e um diferencial competitivo.

Em ambientes de mudanças constantes as organizações devem centralizar seus esforços na satisfação do cliente externo e interno. Pensar na importância de manter um clima de equilíbrio é primordial para o seu desenvolvimento. 

A existência de um bom clima organizacional faz com que a satisfação das necessidades pessoais e profissionais sejam realizadas, mas quando o clima é ruim ocorre frustração, provocando insegurança e descontentamento entre os funcionários. A forma como as pessoas se comportam, decidem, trabalham, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e administram os negócios vai depender, principalmente, das políticas e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com seus colaboradores.

Organizações bem-sucedidas são aquelas que proporcionam às pessoas um ambiente de trabalho acolhedor e agradável, onde elas possuem plena autonomia e liberdade para escolher a maneira de realizar o trabalho em uma estrutura flexível, participativa e produtiva. Quando há estímulos dos gestores para a criação de um ambiente psicológico de abertura, liberdade, segurança e criatividade, há inovação e bem-estar da equipe.

Uma administração, baseada em pessoas e em suas relações, tende a reconhecer que os indivíduos trazem seu ser integral para o trabalho, não apenas seu ser profissional. Quando existe um clima de confiança e comprometimento, esses indivíduos tendem a abraçar novas estratégias e cooperar para sua realização. Desta forma, a inclusão do clima organizacional como uma das peças chave do planejamento estratégico corporativo torna-se uma estratégia dominante na obtenção de resultados frente aos concorrentes.

 Profa. Ms. Andrea Arnaut – Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Professora dos Cursos de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Promove.

Profa. Ms. Jane Diniz Martins – Mestre em Administração e professora dos Cursos de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Promove.

  

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