Como blindar seu emprego

12/06/2017 às 15:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:03

Mauro Condé*

Vivemos tempos difíceis, onde a manutenção dos empregos está cada vez mais difícil. O cenário econômico até começa a dar sinais de melhoria, mas ainda se mostra refém da instabilidade do cenário político. Isto abre uma preocupação extra: um bom profissional hoje em dia precisa aprender a blindar o seu emprego.
Para blindar o seu emprego, você precisa se diferenciar. Para se diferenciar você precisa descobrir onde faz a diferença, onde faz o que você faz melhor do que qualquer outra pessoa explorando seus melhores talentos e seus pontos fortes.
O mercado está cheio de bons profissionais, tão bons que parecem feitos em série. O problema é que para blindar o seu emprego, você precisa ir além, você precisa ser fora de série, com performance e rendimento bem acima da média.
Em tempos de crise, os primeiros profissionais que perdem seus empregos são aqueles incapazes de executar tarefas básicas, aqueles que mais enervam do que energizam e que mais procrastinam que produzem.
Em seguida, perdem seus empregos alguns dos “carregadores de piano” das empresas,  aqueles profissionais que mesmo tendo contribuições essenciais para o sucesso operacional ainda carecem de desenvolvimento e demonstram oportunidades de melhoria. Sobrevivem apenas aqueles que aprendem a blindar os seus empregos.
Para se blindar, procure copiar as melhores práticas e os padrões de atuação e comportamento dos melhores do mundo. Demonstre uma paixão pela vida e pelo trabalho inesgotável, saia de casa empenhado em fazer acontecer, aberto à ideias de qualquer procedência e pareça ter na sua frente uma pista de decolagem imaginária sem fim.
Torne seu trabalho e seu negócio super produtivos e divertidos ao mesmo tempo. Tenha energia de sobra, seja capaz de energizar a si próprio e a todos os indivíduos dos seus círculos de relações em torno de objetivos comuns. Tenha muito estofo, desenvolva uma capacidade incrível para tomar decisões difíceis, do tipo sim e não. Tenha uma capacidade de execução irritantemente implacável – sempre termine o que começa –, tenha persistência, execute o programado e cumpra suas promessas.
Tenha alta aderência à Cultura e aos valores da empresa, alta sintonia com as prioridades estratégicas e uma performance superior aliada a um senso de equipe inacreditável. Faça acontecer, independente do cenário, das opiniões e das estatísticas , isto vai blindar o seu emprego.
(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por